Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

Cedup recebe placa de nomeação da unidade de ensino


Cedup recebe placa de nomeação da unidade de ensino

Na última terça-feira, 11, o presidente da Câmara de Vereadores, Adilson Sabatke (PP), entregou a placa de nomeação do Centro de Educação Profissional (CEDUP) de Mafra. Participaram da entrega secretário executivo da ADR (Mafra), Abel Schroeder, e a diretora da unidade de ensino, Sidinéia Leal.

O vereador Adilson Sabatke propôs ao deputado estadual Silvio Dreveck (PP) que o CEDUP de Mafra recebesse o nome Lycurgo Aleixo de Nora. Neste ano, o deputado estadual criou o projeto de lei que foi sancionado em 11 de junho de 2018, tornando-se Lei Nº 17.532.

A placa foi confeccionada pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) e o vereador Adilson foi escolhido para a entrega. Aproveitando o momento, o vereador e o secretário regional visitaram as instalações do CEDUP.

HOMENAGEADO

O professor Lycurgo Aleixo Nora nasceu em 07 de outubro de 1932, em Videira, centro-oeste de Santa Catarina. E chegou a Mafra em 1964, para exercer a função de inspetor escolar regional.

Casou com a professora Ádria Camila Lazzari Nora e teve cinco filhos: Osmar, Lycurgo Iran, Leonardo, Adriano e Taisa.

Conhecido por seu espírito empreendedor e liderança política, Lycurgo teve amigos influentes e lutou para trazer inúmeros benefícios para Mafra e região.

Contemporâneo de José Rauen (o “seu Juca”, empresário e presidente fundador da APAE), prefeito Edemar Renê Evers e de outras autoridades, sua equipe de trabalho era “escolhida a dedo”, tendo como principais conselheiros, o padre Aloísio Deina Goch, o Diácono Antonio Arten, o advogado Acary Juruá Stoeterau, educadores como Úrsula Sommer, Maria José Luchtenberg e funcionários da 8ª CRE, cujo prédio próprio foi obtido por sua persuasiva intercedência junto aos poderes constituídos, em 1980. Local hoje ocupado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR.

Criou colégios e promoveu expansão de escolas básicas em 14 municípios, inovou na implantação de ensino para jovens e adultos, intensificando a realização de cursos de capacitação para professores. Implementou o sistema de envolvimento dos pais nas escolas, com valorização das APPs.

Membro do Rotary Clube teve efetiva participação na criação da Funorte, atual Universidade do Contestado, APAE e Cedup.

Por seus méritos, fez parte do Conselho Estadual de Educação, recebeu o título de Cidadão Honorário de Mafra e Prêmio Educador Elpídio Barbosa 2003, concedido pelo Conselho Estadual de Educação, em Florianópolis. Foi condecorado com a Medalha do Mérito Anita Garibaldi, em 1999, também em Florianópolis, sendo esta a maior honraria concedida pelo Governo do Estado. A comenda é destinada a condecorar pessoas que, no campo de suas atividades, tenham se distinguido de forma notável e relevante, contribuindo direta ou indiretamente para o engrandecimento do Estado de Santa Catarina e do povo catarinense.

Com seu peculiar jeito de ser, como bom italiano, de temperamento impetuoso, mas também reflexivo sobre seus atos acolhia até os adversários políticos partidários, em nome da melhoria do ensino e aprendizagem dos alunos. Esforçou-se para elevar a qualidade da educação da rede estadual de ensino na região norte. Falava com orgulho à sua equipe de trabalho, que era considerada “a elite da educação”, para que cada um se sentisse compromissado com seu dever profissional. Era um líder convincente, que

conseguiu até atrair para Mafra a visita do Secretário de Educação de Virgínia, Estados Unidos da América, que aqui veio conhecer o trabalho das Associações de Pais e Professores junto às escolas. O mesmo visitou a Escola Mário Goeldner, quando Laureci Gonçalves de Souza era dinâmica diretora.

Depois de aposentado, desde os anos 90, era procurado para encaminhamentos e reconhecido como grande líder político, embora ultimamente procurou se dedicar à pecuária, associado da Coopernorte, ocupando a posição de maior produtor de leite do município.

Em 2012, Lycurgo faleceu em 23 de fevereiro, em Jaraguá do Sul, onde estava internado. No entanto, seu nome é citado diariamente como exemplo de profissional e, principalmente, cidadão.

Fonte: Câmara de Vereadores de Mafra




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login