Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Associação dos Italianos de Rio Negro e Mafra é homenageada pelos 25 anos de atividade


Associação dos Italianos de Rio Negro e Mafra é homenageada pelos 25 anos de atividade

A última segunda-feira, 10, foi de homenagem para a Associação dos Italianos de Rio Negro e Mafra na Câmara de Vereadores de Mafra. O Poder Legislativo concedeu uma moção de aplausos para os 25 anos de contribuição cultural da entidade.

A história da entidade começa em 1992, quando frei Francisco Mafra, responsável pela Igreja Católica de Rio Negro, organizou a festa do Padroeiro senhor Bom Jesus da Coluna. Naquela festa, o frei solicitou às etnias a participação com jantares típicos no evento.

Reunindo 189 descendentes de italianos, a confraternização motivou a fundação oficial da entidade em 28 de setembro de 1993 e continuou a realização do jantar anual durante os 25 anos, repassando o lucro líquido para a paróquia Bom Jesus. Também de imediato, implantou a realização de jantares semestrais de confraternização para os associados e familiares.

Em 1996, o Presidente, Maximiliano Dallarosa foi convidado para participar do Conselho dos Italianos do Exterior que atua junto ao Consulado do Paraná e Santa Catarina, permanecendo na entidade por 18 anos – período de 1996 a 2014 e nesse período foi indicado para a presidência da Comissão de Cultura e Lingua Italiana, conseguindo a união de quatro entidades que divulgassem a lingua, pois na ocasião a Itália estava entrando em crise financeira. Como membro do comitê Maximiliano conseguiu a ministração da Língua Italiana na Associação e em 1988, foi implantado o Curso Clássico para adultos, com duração de seis semestres, posteriormente passou a serem ministrados cursos expressos, com duração de um ano.

Em 1999, mediante convênio entre a Prefeitura de Rio Negro e o Centro de Cultura Italiana de Curitiba, foi implantado o curso Básico nas escolas municipais, ministrado em 2 horas semanais para alunos da 1ª e 4ª séries. Em 2004 a Prefeitura de Mafra também adotou ao convênio.

O Centro de Cultura Italiana recebe verbas diretamente da Itália, até a presente data já repassou cerca de R$ 88.000 para Rio Negro e R$ 183.736,00 para Mafra, até o final deste ano serão 655 jovens formados em língua Italiana.

Participaram ativamente das atividades sociais, da Federação das Associações

Italianas do Planalto Norte e Meio Oeste Catarinense no período de 1998 a 2008.

Para a Associação, o melhor reconhecimento é contribuir no desenvolvimento e agregar valor cultural nos municípios em que atua. Durante o uso da tribuna, o presidente da associação, Maximiliano Dallarosa, pediu mais apoio do Poder Legislativo para manutenção e continuação das atividades da Associação Italiana.

Fonte: Câmara de Vereadores de Mafra




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login