Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Mafra e Rio Negro fazem reunião técnica para implantação do CIMU


Mafra e Rio Negro fazem reunião técnica para implantação do CIMU

Na manhã desta sexta-feira (7), as Prefeituras de Mafra e Rio Negro realizaram uma reunião técnica no Auditório Walmor Haas Furtado (Salão Azul) no 3º Piso do Paço Municipal de Rio Negro para a implantação do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana - CIMU. A reunião contou com a participação do Jefferson Araújo Veras e  Aristotelles Teixeria Mesquita, ambos do CIMU de Timon-MA/Teresina-PI, diretor executivo e contador, respectivamente. Jefferson também é servidor efetivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, cedido para a Prefeitura de Timon.

Estavam presentes na reunião secretários municipais, técnicos das secretarias e procuradores, dos Municípios de Mafra e Rio Negro, além do presidente da Câmara de Vereadores de Mafra.

A reunião técnica serviu como base para Mafra e Rio Negro efetivarem o CIMU, onde os dois representantes do Consórcio de Timon-MA/Teresina-PI compartilharam a experiência da implantação nos dois municípios da região Nordeste, orientando e tirando as dúvidas dos profissionais das duas prefeituras locais.

Durante a reunião eles pontuaram que hoje a linha semi-urbana (Faxinal/Bom Jesus) está na pauta para ser licitada pela ANTT, mas caso o consórcio seja efetivado o lote desta linha sairá do processo licitatório, assim como a linha Timon/Teresina.

Explicou ainda que caso a ANTT licite a linha semi-urbana (Faxinal/Bom Jesus) será nos moldes da Agência que não leva em conta as particularidades dos dois municípios. Dando o exemplo que no caso da meia-passagem para estudante, um benefício, será cortado, pois não existe lei federal que determine esse tipo passagem de ônibus.

Pontuou que com o Consórcio os sistemas de Mafra, Rio Negro, e da linha semi-urbana poderão ser integrados e atendidos por apenas uma licitação, sem a necessidade de cada cidade promover um processo licitatório para o transporte coletivo. Destacou que o CIMU de Timon/Teresina já está na fase do processo licitatório das linhas do transporte coletivo, o que deve acontecer agora no início de 2019.

O CIMU de Mafra/Rio Negro já tem a suas leis ratificadoras aprovada pelas duas Câmaras Municipais, agora os dois municípios deliberam para a sua efetivação.

Com o Consórcio a administração da Linha Faxina/Bom Jesus, passaria, através de convênio assinado com a ANTT para o CIMU, que também administraria as linhas de Mafra e Rio Negro, promovendo assim uma integração entre os sistemas, facilitando e modernizando o serviço ao usuário.

Segundo o Secretário de Administração da Prefeitura de Mafra, Alexandre Solesinski “a concretização do consórcio tem em vista a segurança jurídica, melhoria contínua e modernização dos serviços, além de garantir maior agilidade no que diz respeito à tomada de decisões, pois essas serão tomadas em comum acordo com os dois municípios que conhecem a realidade do sistema de transporte público”.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login