Seja bem vindo
Curitiba,28/03/2024

  • A +
  • A -

IMPOSTO DE RENDA: Doação ao Fundo da Infância gera apoio a projetos sociais em Araucária


IMPOSTO DE RENDA: Doação ao Fundo da Infância gera apoio a projetos sociais em Araucária

O contribuinte que tem Imposto de Renda (IR) a pagar ou a restituir pode fazer a doação de parte do valor ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência do Município de Araucária (FIA) e, com isso, apoiar a projetos e programas voltados ao atendimento de crianças e adolescentes. É possível realizar a doação ainda este ano (até o último expediente bancário) e ela ser deduzida do imposto de renda a ser declarado em 2019.

No próximo ano, R$ 660 mil do FIA serão investidos em projetos sociais do município. A Prefeitura de Araucária também destinou R$ 500 mil ao FIA, o que proporcionou a ampliação de projetos contemplados e o custeio de cursos de capacitação profissional por meio da parceria entre o Senai e Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

De acordo com o FIA, as instituições que estão recebendo financiamento em 2018 para início da execução dos projetos em 2019 são: Projeto Vencer (da Associação Esportiva Vencer), Projeto Garoto Cidadão (da Fundação CSN), Projeto Cidadania Digital (da GERAR - Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), Projeto Ampliação do Laboratório de Informática da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Projeto de Equoterapia para crianças e Adolescentes do Município de Araucária (da Associação de Pais, Professores e Funcionários - APPF do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado - Área Intelectual Joelma do Rocio Túlio) e o Projeto Navegar (do Centro Educacional Social Schonorr). 

Para Jamil de Jesus dos Santos, presidente e coordenador do Projeto Vencer, uma das instituições do município contempladas na avaliação realizada pelo FIA, o recurso financeiro irá ajudar na compra de materiais esportivos e no transporte para competições, além da aquisição de alimentação. O projeto atende a crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, da região do Jardim Califórnia e Jardim Arvoredo oferecendo atividades que valorizam práticas saudáveis, o respeito mútuo e a convivência.

A doação de parte do imposto de renda ao FIA também está beneficiando Luciano Felipe de Oliveira, de 18 anos, morador do Jardim Industrial. O recurso do Fundo ajudou a garantir cursos profissionalizantes que podem dar uma nova perspectiva de vida a jovens como ele. Luciano foi encaminhado pelo CRAS Califórnia e está concluindo o curso de Assistente de RH, pelo Senai. “Esse curso me deu a direção para gostar da área de Recursos Humanos”, avaliou o jovem. 

Ainda neste ano - A doação antecipada à declaração deve ser realizada por meio de depósito bancário identificado com CPNJ ou CPF do doador. A pessoa física (cidadão) pode doar até 6% e as empresas até 1% do imposto calculado pelo lucro real. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3614-1411 ou e-mails: naf.smas@araucaria.pr.gov.br e fundodainfancia@araucaria.pr.gov.br , para que o fundo informe a Receita Federal a doação recebida pelo contribuinte. 

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) faz um trabalho criterioso para avaliar e selecionar os projetos, por meio de editais de Chamamento Público. O FIA/Municipal é gerenciado pelo CMDCA, que tem em sua composição representantes do Poder Público e da Sociedade Civil. Dados para depósito e declaração IR: CNPJ nº 19.040.092/0001-61 – Conta Corrente nº 48.020-7 – Banco do Brasil – Agência 1467-2.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login