Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Dia 6: Maria Fumaça Rumo ao Natal na Lapa


Dia 6:  Maria Fumaça Rumo ao Natal na Lapa

A Maria Fumaça n ◦ 11, volta a circular na  Lapa, no próximo dia 6 de dezembro.  Esse reencontro de uma das primeiras locomotivas a rodar no Paraná , 1885, com a histórica cidade se dará em um momento muito especial: a apresentação Maria Fumaça rumo ao natal, com inicio à 20H30. Antecedendo o espetáculo haverá apresentação da banda municipal e o local ( estação ferroviária da Lapa) , contará com praça de alimentação. 


 Realizado pelo Ministério da Cultura e pela produtora Remix Promo, o projeto é viabilizado pela Rumo com apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

“A ferrovia pode tornar a magia do Natal acessível a todos. Por isso, ampliamos a programação deste ano, incluindo um espetáculo teatral completo”, afirma a Coordenadora de Comunicação e Engajamento da Rumo, Carmen Maron.


“A  Maria Fumaça 11, é centenária. Além de preservar a memória ferroviária, também é uma oportunidade de levar ao público a magia e as luzes do Natal”, ressalta Carmen.

 

Maria Fumaça e Papai Noel

 

Viabilizado pela Lei Rouanet, o projeto traz a peça “Rumo ao Natal”, que resgata a história da Mogul 11 a partir do encontro de um avô com a neta. Através de encantos natalinos, os dois conseguem dar uma carona para o Papai Noel.


Realizado pela Cia. Artística Vaporzeiro, o espetáculo fala sobre amor ao próximo. “No enredo, a neta abre mão do presente para que o avô possa realizar o sonho de reencontrar a Maria Fumaça. Nossa mensagem é o abraço e a solidariedade. Este sim é o espírito do Natal: olhar com amor para o outro” explica o diretor, roteirista e ator do espetáculo, Richard Rebelo.




“Depois do sucesso do ano passado, quando ela apenas circulou iluminada, tivemos a ideia de agregar mais à ação e assim desenvolvemos o teatro. Dessa forma, podemos estender a beleza natalina a áreas fora dos centros das cidades”, conta o produtor da Remix Promo, Conrado da Luz, quem viabilizou o projeto junto ao Ministério da Cultura. Já Marcio Assad, ferroviarista que é  coordenador geral de comunicação e eventos do município da Lapa ( apoiador do evento) , fala da expectativa extremamente positiva da população lapeana e de cidades vizinhas: " Nossa tradição ferroviária e o movimento de resgate e preservação da memória ferroviária que mantemos através do Centro de Memória Ferroviária da Lapa, mantém viva a lembrança da época em que o turismo férreo( pioneiro no Brasil)  e depois o passeio de Maria Fumaça: Curitiba-Lapa-Curitiba , faziam parte da rotina, das famílias lapeanas, que frequentavam assiduamente a estação ferroviária ( hoje Centro de Memória Ferroviária). 


Agora esse espetáculo  magistral, que une ferrovia, história, teatro e a beleza plastica da nossa 11, que toda engalanada, parece saída de um estúdio hollywoodiano". 

 

Uma locomotiva de 134 anos

Estrela do espetáculo, a Maria Fumaça Mogul 11 foi fabricada nos Estados Unidos em 1884. Uma das primeiras a circular na ferrovia Paranaguá-Curitiba, foi utilizada na construção da ferrovia Norte do Paraná.


O maquinário passou por um processo de restauração completo durante dez anos, a partir de uma parceria entre ABPF e Rumo. “Até onde temos notícia, essa é a terceira locomotiva mais antiga em operação no Brasil. É uma grande alegria poder resgatar a memória afetiva do público com essa máquina”, conta o maquinista e diretor regional de operações da ABPF, Rodrigo Dolenga.


“A Maria Fumaça Iluminada foi uma maneira que as duas instituições encontraram de levar energia, beleza e o espírito de Natal a todas as comunidades. Este é um cuidado permanente da Rumo: pensar no futuro valorizando o passado, garantindo boas memórias e unindo gerações com a ferrovia”, finaliza Carmen.


Além das instituições já citadas, o espetáculo conta com patrocínio de Knorr-Bremse, GE Transportation, Prumo Engenharia, Brado, IAT Pandrol e Timken e apoio de Serra Verde Express e CBFA.


Serviço:

Maria Fumaça Rumo ao Natal

Dia 6 de dezembro

Hora : 20H30 

Estação ferroviária da Lapa ( Centro de Memória) 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login