Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Hospital Santa Cruz recebe workshop sobre segurança do paciente

Promovido pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar – Regional Paraná (Sbrafh/PR), o evento debateu melhores práticas e cases de sucesso de instituições de Curitiba


Hospital Santa Cruz recebe workshop sobre segurança do paciente

Em um ambiente hospitalar, a segurança do paciente depende da atuação efetiva de inúmeros profissionais. Além de médicos e enfermeiros, estão envolvidos nessa complexa cadeia de atendimento farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e toda a equipe de facilities. Para fomentar o debate sobre o assunto, a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar – Regional Paraná (Sbrafh/PR) promoveu o Workshop de Melhores Práticas em Segurança do Paciente. O evento ocorreu na sexta-feira (30) no Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR).

 

Entre os assuntos em pauta, estava o impacto da sistematização do cuidado na segurança do paciente. Durante a programação, a gerente assistencial do Hospital Santa Cruz, a enfermeira Mariane Cavalheiro, compartilhou com os participantes algumas práticas exitosas implementadas pelo hospital. “Nos últimos dois anos, organizamos as unidades de internação de acordo com a especialidade – clínica, ginecológica, cirúrgica, oncológica – para conhecermos os riscos e as infecções principais que precisam ser gerenciadas em cada perfil de paciente”, explicou.

 

“Investindo em capacitação continuada e na especialização do cuidado, alcançamos ótimos resultados”, como redução de horas extras, de custos, de infecções e da rotatividade de profissionais, destacou Mariane. Para tanto, foi preciso definir prioridades simples e metas objetivas, focadas em cinco pontos da assistência: anamnese e exame físico, raciocínio diagnóstico, planejamento terapêutico, execução e avaliação da efetividade. “Dessa forma, conseguimos não só reforçar a segurança, mas trabalhar para superar as expectativas de cuidado do próprio paciente”, completou a gerente assistencial do Hospital Santa Cruz.  

 

Sobre o Hospital Santa Cruz

 

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR). É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login