Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

Novos souvenires de Curitiba vão de porta-copos a growler para cerveja artesanal

Produtos da coleção “Curitibéra” foram apresentados a parceiros durante evento nesta quarta-feira (21)

Representantes de pontos de venda e parceiros do SouCuritiba, iniciativa de economia criativa da capital paranaense, conheceram nesta quarta-feira (21) os novos souvenires do projeto, durante evento no Pub da cervejaria Bastards. Foram apresentados à comunidade 59 produtos, sendo dez pertencentes à coleção “Curitibéra”. A linha foi inspirada na bebida que levou a cidade a receber o título de “Capital da Cerveja Artesanal” em 2017. 

Desenvolvidas por quem vive em Curitiba, as lembranças misturam design inovador, criatividade e bom-humor. A cerveja artesanal se tornou tema para chaveiro, porta-copo, abridor de garrafa, kit de imãs postais, jogos americanos, mapa do roteiro cervejeiro de Curitiba e até uma growler bag - recipiente especial para o transporte da bebida mais popular da cidade.
 
“Sempre gostamos de cervejas artesanais e, por isso, pensamos em fazer algo que fosse prático e com estilo, para que as pessoas pudessem carregar e servir sua bebida”, comenta uma das criadoras da growler bag, Thais Fernandes. Ela e o sócio Daniel Denes Pereira apresentaram o produto final em vidro, com capacidade para armazenamento de 1 litro de cerveja. A bolsa que reveste o material é feita em couro sintético.
 
 
Pesquisa
 
Mais do que inspiração, algumas propostas de souvenir do SouCuritiba demandaram pesquisa para que se tornassem um produto real. Foi o caso da designer Lorena Giostri. Ela produziu um mapa com 33 microcervejarias distribuídas por bairros da cidade e da região metropolitana – um ajuda a mais para quem quer experimentar novos sabores durante uma visita à capital. 
 
Para evitar que o material fosse parar no lixo após o uso, Lorena utilizou o verso do mapa como um guia sobre cervejas artesanais. A ideia, inclusive, é que este guia possa se tornar quadro, posteriormente, na casa do viajante. “Além dos endereços e regiões onde cada microcervejaria estava, pesquisei quais eram os tipos de cerveja, suas diferenças, com que tipo de pratos harmonizam. Aprendi muita coisa”, observa a empreendedora. Ela pretende atualizar o mapa cervejeiro a cada seis meses.
 
 
Oportunidade
 
Dos 29 empreendedores com produtos apresentados pelo SouCuritiba nesta quarta, 18 eram novos no programa e outros 11 já haviam participado de coleções anteriores. A profissional de Marketing Joseane Pesuschi foi uma das estreantes no projeto. Ela conseguiu emplacar três souvenires nesta temporada – uma caneca com a “tabela periódica curitibana”, um jogo de porta-copos que se transforma em capivara, e o “Bératone”. Parte da coleção “Curitibéra”, este último souvenir consiste em um kit de imãs de geladeira com as cores das cervejas artesanais, como em uma escala Pantone. “Estar no projeto foi muito legal, realmente desafiador. Qualquer pessoa pode participar e se tornar uma empreendedora”, diz.
 
 
Ao todo, o projeto SouCuritiba tem 229 produtos em catálogo. A fabricação envolve 68 empreendedores. “Estamos conseguindo cumprir com a nossa missão, de desenvolver souvenires inspiradores e gerar oportunidade local. Ficamos muito satisfeitos com os novos produtos”, assinalou, durante o evento, a consultora do Sebrae e gestora do projeto, Patrícia Albanez.
 
 
Sobre o Projeto
 
Criado em 2013 pelo Sebrae/PR, o SouCuritiba segue com produtos à venda em 11 pontos fixos e em uma loja virtual. São parceiros na iniciativa o Instituto Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Unidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Brasil Design e o Curitiba Convention & Visitors Bureau. Em 2018, a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva) somou-se a esses parceiros.
 
O projeto tem como objetivo qualificar produtores locais em etapas como consultoria, treinamento e criação de produtos inovadores, associados ao turismo e à identidade cultural curitibana. Em cinco anos, mais de 63 mil produtos já foram vendidos, gerando um faturamento de cerca de R$ 900 mil.
 
Neste ano, a iniciativa ficou entre os finalistas do prêmio Brasil Design Award, na categoria Design de Impacto Positivo. A premiação é considerada a maior e mais importante do design nacional. A divulgação dos vencedores ocorrerá nesta quinta-feira (22), em São Paulo.
 
Mais informações sobre a marca e os produtos estão disponíveis no site oficial: www.soucuritiba.com




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login