Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Tecnologia inédita reduz os acidentes fatais nas estradas

Sistema Vsafe monitora situações de risco por meio de sistema on-line e processamento em tempo real. Novidade estará na Safety Experience, em São Paulo


Tecnologia inédita reduz os acidentes fatais nas estradas

Para proporcionar mais segurança no trânsito, a Veltec apresenta uma solução inovadora que monitora em tempo real os comportamentos e situações de risco do motorista. O Vsafe emite alertas ao condutor, e também ao gestor de frota, sobre possíveis situações que o colocam em perigo, utilizando inteligência artificial embarcada. “Observamos uma grande aceitação das empresas em relação ao Vsafe. Mesmo nas operações com uma estrutura de monitoramento consolidada, foi possível identificar comportamentos inadequados dos motoristas, entre eles o uso do celular e a fadiga são recorrentes”, conta Giovani Benedetti Penha, diretor de tecnologia da Veltec.

O Vsafe é o primeiro sistema brasileiro com análise de comportamentos dos motoristas por vídeo em tempo real, totalmente integrado com telemetria e gestão on-line. “Somente com a gestão com telemetria, nos nossos clientes comprovamos redução de mais de 80% na quantidade de acidentes. Com o Vsafe, este número tende a ser ainda maior", comenta Penha. A novidade estará disponível no dia 13 de novembro no Safety Experience, evento que discute soluções para segurança no trânsito e a mobilidade urbana, em São Paulo.

Composto por duas câmeras na cabine, uma focada no motorista e a outra na pista, o Vsafe identifica comportamentos inseguros e situações de risco aos motoristas.

Por meio da plataforma da Veltec, o gestor pode acompanhar em tempo real o trabalho dos motoristas, verificando todas as informações sobre o que está acontecendo nas estradas. Composto por duas câmeras na cabine, uma focada no motorista e a outra na pista, o Vsafe identifica comportamentos inseguros e situações de risco aos motoristas, e emite alertas em tempo real para auxilia-lo. Existe ainda a opção de quatro câmeras extras, o que garante ainda maior controle e segurança para condutores e gestores, em vários pontos do veículo. “Como sabemos que 90% dos acidentes são causados por falha humana, o sistema realmente salva vidas ao detectar esse comportamento e avisar o motorista no momento em que está acontecendo”, diz Penha.

Com esse lançamento, além de garantir maior segurança nas ruas e estradas, a Veltec aposta fortemente na gestão de frotas como fator de aumento de rentabilidade. “A economia é muito significativa, pois uma fatalidade no trânsito pode custar mais de R$ 1 milhão para a empresa, além da perda humana que não tem preço”, relata Penha.

Os alertas e as informações são transmitidos para a central de controle das empresas em tempo real, podendo ser visualizadas direto na plataforma de telemetria da Veltec, e os motoristas são notificados por meio de um display que fica instalado à sua frente. O fato de o sistema ser integrado à telemetria e fazer processamento em tempo real permite que as ações corretivas sejam realizadas de imediato, reduzindo ainda mais os danos causados por situações de risco. 

“O uso de celulares e também o consumo de cigarros ao volante são algumas das infrações que o Vsafe identifica e alerta”, exemplifica Penha. “O equipamento também é capaz de detectar sinais de fadiga e sonolência, orientando o motorista a parar para descansar”, complementa.

Além de controlar o comportamento inadequado do condutor dentro da cabine, o Vsafe também detecta situações externas. Por meio da câmera frontal, o equipamento emite alarmes para que o motorista mantenha uma distância mais segura do veículo à frente. Além disso, indica quando o motorista está realizando trocas de faixa em locais não permitidos, ou sem sinalização.

“Essas indicações, além de prevenirem acidentes, também colaboram para a redução de custos, já que um estilo agressivo de condução, por exemplo, ocasiona um consumo de combustível maior e também pode causar desgastes em outros componentes do veículo”, afirma Penha.

Aliada ao Vsafe, a telemetria e a plataforma de gestão da Veltec permitem a medição das variáveis de condução ao longo do trajeto, como velocidade, giro do motor e consumo de combustível, o que torna o sistema um importante aliado na gestão e economia de recursos. “A nossa solução de telemetria garante economia de 6% a 15% de combustível, pois monitora os pontos de maior desperdício e aponta os motoristas menos econômicos. Isto é muito significativo para os empresários, quando consideramos que o combustível é a primeira ou segunda maior despesa das transportadoras, dependendo da operação”, explica.

A Veltec também fornece um relatório detalhado que aponta todos os comportamentos de risco do condutor, entre outras variáveis. Assim, a empresa consegue fazer um ranking dos melhores profissionais, permitindo a gestão da frota de forma mais eficiente. A empresa fornece ainda o serviço de controle operacional para as empresas interessadas em adquirir não apenas o sistema, mas também uma assessoria completa na gestão de seus indicadores.

Serviço:

Safety Experience – Lançamento Vsafe

13 de novembro – das 8h às 18h30.

Espaço Fit Eventos | São Paulo - Av. Paul Valery, 255.

 

Sobre a Veltec

A Veltec, empresa da companhia Trimble, é uma fornecedora líder em mobilidade de frota, desenvolvendo tecnologias que melhoram a segurança e reduzem os custos operacionais. Com sede em Londrina (PR), a Veltec atende mais de 900 empresas, oferecendo soluções para ajudar empresas a reduzir acidentes, melhorar o desempenho do motorista e do veículo e aumentar a economia de combustível. Para saber mais sobre a Veltec, acesse: https://veltec.com.br/

Sobre a Trimble

A Trimble desenvolve tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha. Com a integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, a Trimble oferece a solução completa de ponta a ponta para ampliar a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos. Presente com seus produtos no país há mais de três décadas, a Trimble contribui com suas soluções para que o Brasil explore o máximo de seu potencial de desenvolvimento nas áreas de agricultura, construção civil pesada, transporte e logística, aplicações geoespaciais e construções verticais. Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Para mais informações, visite:  www.trimble.com.br.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login