Seja bem vindo
Curitiba,23/04/2024

  • A +
  • A -

Klabin reúne 200 produtores rurais em evento sobre agricultura familiar

Seminário está na terceira edição e é organizado pelo programa Matas Sociais, que tem como parceiros a Apremavi, o Sebrae e prefeituras


Klabin reúne 200 produtores rurais em evento sobre agricultura familiar

Paraná, 7 de novembro de 2018 – Tendências e oportunidades para a agricultura, possibilidades de aplicar novas tecnologias e ampliar o desempenho de pequenas e médias propriedades rurais foram alguns dos temas abordados no “Seminário da Agricultura Familiar”, promovido pelo Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, uma iniciativa da Klabin para fomentar a agricultura familiar. O evento foi realizado no salão da igreja matriz de Reserva, no último dia 1º de novembro, e atraiu aproximadamente 200 agricultores que atuam em Reserva, Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba.

Em sua terceira edição, o seminário se mostra como uma oportunidade para os agricultores divulgarem seus produtos, além de atualizar conhecimentos e trocar experiências, ampliando contatos e o reconhecimento da sua força e importância no cenário econômico da região dos Campos Gerais. “Essas atividades enriquecem até nossa autoestima. A troca de experiência e a valorização são importantes para a saúde do agricultor”, afirma José Simões de Souza, produtor da localidade do Monjolinho, em Ortigueira, que participou do evento com a esposa e duas filhas. Atendido pelo programa desde 2014, sua produção de frutas e leite é destinada, principalmente, à alimentação escolar. “Tenho orgulho em fazer parte deste programa, dá oportunidades para crescer e diversificar”, diz.

O programa Matas Sociais é uma iniciativa da Klabin em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), o Sebrae e prefeituras municipais. Sua principal missão é incentivar a agricultura familiar e auxiliar pequenos produtores rurais em todas as etapas de produção, desde a obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR) até a comercialização da produção nos mercados locais, passando pela diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo/cooperativismo. A parceria com o Sebrae/PR promove a profissionalização dos produtores por meio de consultorias especializadas, nas quais 127 propriedades são atendidas por mês. “Os consultores fazem os atendimentos de acordo com o perfil de cada área, com sugestões que podem aumentar o rendimento na produção, na forma de estocagem e vendas, além de compartilharem dicas de tecnologias que ajudam a melhorar os negócios e a qualidade de vida no campo. O seminário chancela o trabalho desenvolvido no decorrer de 2018, promovendo uma confraternização e trazendo ainda mais conteúdo e ânimo para a continuidade em 2019”, afirma a consultora do Sebrae/PR, Suellen Pavanelo.

Hoje, o programa conta com cerca de 340 produtores atendidos. “A expectativa é fortalecer ainda mais as parcerias, conseguir que as atividades no campo sejam sustentáveis e correspondam ao sonho que buscam os agricultores”, comenta o vice-prefeito de Imbaú, Jocelino Couto Ribeiro, presente no seminário.

“Investir na agricultura familiar, fortalecer e desenvolver produtores da região, faz parte da nossa Política de Sustentabilidade e está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU”, afirma o gerente de Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.








Grupo do Click Paraná no WhatsApp 

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

ENTRAR NO GRUPO 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login