Klabin reúne 200 produtores rurais em evento sobre agricultura familiar

Seminário está na terceira edição e é organizado pelo programa Matas Sociais, que tem como parceiros a Apremavi, o Sebrae e prefeituras

Por Assessoria 07/11/2018 - 14:00 hs

Paraná, 7 de novembro de 2018 – Tendências e oportunidades para a agricultura, possibilidades de aplicar novas tecnologias e ampliar o desempenho de pequenas e médias propriedades rurais foram alguns dos temas abordados no “Seminário da Agricultura Familiar”, promovido pelo Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, uma iniciativa da Klabin para fomentar a agricultura familiar. O evento foi realizado no salão da igreja matriz de Reserva, no último dia 1º de novembro, e atraiu aproximadamente 200 agricultores que atuam em Reserva, Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba.

Em sua terceira edição, o seminário se mostra como uma oportunidade para os agricultores divulgarem seus produtos, além de atualizar conhecimentos e trocar experiências, ampliando contatos e o reconhecimento da sua força e importância no cenário econômico da região dos Campos Gerais. “Essas atividades enriquecem até nossa autoestima. A troca de experiência e a valorização são importantes para a saúde do agricultor”, afirma José Simões de Souza, produtor da localidade do Monjolinho, em Ortigueira, que participou do evento com a esposa e duas filhas. Atendido pelo programa desde 2014, sua produção de frutas e leite é destinada, principalmente, à alimentação escolar. “Tenho orgulho em fazer parte deste programa, dá oportunidades para crescer e diversificar”, diz.

O programa Matas Sociais é uma iniciativa da Klabin em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), o Sebrae e prefeituras municipais. Sua principal missão é incentivar a agricultura familiar e auxiliar pequenos produtores rurais em todas as etapas de produção, desde a obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR) até a comercialização da produção nos mercados locais, passando pela diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo/cooperativismo. A parceria com o Sebrae/PR promove a profissionalização dos produtores por meio de consultorias especializadas, nas quais 127 propriedades são atendidas por mês. “Os consultores fazem os atendimentos de acordo com o perfil de cada área, com sugestões que podem aumentar o rendimento na produção, na forma de estocagem e vendas, além de compartilharem dicas de tecnologias que ajudam a melhorar os negócios e a qualidade de vida no campo. O seminário chancela o trabalho desenvolvido no decorrer de 2018, promovendo uma confraternização e trazendo ainda mais conteúdo e ânimo para a continuidade em 2019”, afirma a consultora do Sebrae/PR, Suellen Pavanelo.

Hoje, o programa conta com cerca de 340 produtores atendidos. “A expectativa é fortalecer ainda mais as parcerias, conseguir que as atividades no campo sejam sustentáveis e correspondam ao sonho que buscam os agricultores”, comenta o vice-prefeito de Imbaú, Jocelino Couto Ribeiro, presente no seminário.

“Investir na agricultura familiar, fortalecer e desenvolver produtores da região, faz parte da nossa Política de Sustentabilidade e está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU”, afirma o gerente de Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.


Grupo do Click Paraná no WhatsApp 

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

ENTRAR NO GRUPO