Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

Time de transição recruta voluntários

Além dos 27 nomes anunciados oficialmente para a equipe de transição do governo federal, o time do presidente eleito Jair Bolsonaro também vai contar com voluntários que atuarão em diferentes frentes na elaboração do plano econômico a ser aplicado a partir de 2019. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou, esses profissionais vão ajudar a elaborar estratégias em áreas como desestatização, impostos e Previdência.

A economista Solange Vieira, funcionária de carreira do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ex-presidente da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), e Pedro Guimarães, executivo do mercado financeiro, estão entre esses voluntários, disseram fontes próximas à equipe de Bolsonaro.

A participação desses executivos durante a transição não garante, contudo, cargo no futuro governo. O Estado de S. Paulo apurou, porém, que é natural que convites a esses profissionais possam ser feitos, até para que eles ajudem a colocar em prática os planos que serão traçados agora. Outro fator que contribuiu para essa possibilidade é o fato de o PSL - que era um partido "nanico" até a eleição - não ter quadros técnicos formados para exercer essas funções.

Nos últimos meses, após a arrancada de Bolsonaro nas pesquisas de intenção de votos, vários executivos de mercado se colocaram à disposição de Paulo Guedes e do próprio Bolsonaro para colaborarem com ideias liberais do futuro governo.

Embora a equipe de transição ainda tenha cargos remunerados vagos - a previsão inicial era abrir 50 postos de trabalho -, os voluntários não receberão salário. O executivo do Brasil Plural é o primeiro profissional do setor privado convidado por Guedes a entrar para o time que vai ajudar a definir os rumos da economia. Conforme o Estado já noticiou, entre os nomes sondados figuraram Alexandre Bettamio, presidente do Bank of America Merrill Lynch; Roberto Campos Neto, do Santander; e João Cox, presidente do conselho de administração da TIM.

Experiência

A economista Solange Vieira já tinha se aproximado da equipe de Guedes. Solange, que hoje atua na Fapes - fundo de pensão do banco - deve atuar no grupo de trabalho sobre Previdência, pois já foi secretária de Previdência complementar no governo FHC e é conhecida como "mãe" do fator previdenciário.

Guimarães, sócio do banco Brasil Plural, já está em Brasília. Nome próximo do futuro ministro da Economia, aproximou-se também de Bolsonaro em 2016. Ele deve ajudar a definir modelos para o programa de desestatização do próximo governo - que pode angariar até R$ 800 bilhões aos cofres federais, segundo estudo do próprio Brasil Plural. A venda de estatais é uma das apostas de Guedes para equilibrar as contas públicas.

Procurado, Guimarães não respondeu os contatos da reportagem. O Estado procurou o BNDES e a Fapes para falar sobre a participação de Solange na equipe de transição, mas não obteve retorno. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Grupo do Click Paraná no WhatsApp 

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

ENTRAR NO GRUPO 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login