Seja bem vindo
Curitiba,23/04/2024

  • A +
  • A -

Sebrae/PR mobiliza a Semana Global do Empreendedorismo

11ª edição da SGE terá atividades em todas regiões paranaenses

O mês de novembro será de incentivo ao empreendedorismo em todo o Paraná, com mais de 600 ações do Sebrae/PR e parceiros, voltadas a quem quer abrir um negócio ou a quem deseja aprimorar a gestão de micro e pequenas empresas (MPE). O Estado integra o movimento da Semana Global do Empreendedorismo, realizada de 5 a 9 de novembro em todo o País. Com o tema Empreendedorismo Jovem, o evento é encabeçado pelo Sebrae, nesta 11ª edição.

O movimento reforça o poder do empreendedorismo na geração de desenvolvimento econômico e social. Durante todo o mês, o Sebrae/PR envolve regionais, territórios e parceiros em atividades como oficinas, palestras, seminários, workshops, rodadas de negócios, cursos, feiras e consultorias.

A coordenadora estadual de empreendedorismo do Sebrae/PR, Vânia Paula Cruz Claus, explica que o foco no jovem se deve a esse público estar despertando para a possibilidade de ter o próprio negócio pós-formatura e não só de se qualificar para ingressar no mercado de trabalho.

“Abrir um negócio é uma escolha cada vez maior entre os jovens, e é preciso se preparar para isso de forma responsável, com ciência dos desafios, para minimizar os riscos. Queremos que esse público enxergue oportunidades e coloque em pauta as perguntas fundamentais para quem quer empreender, usando a criatividade para desenvolver negócios que resolvam problemas de forma inovadora”, afirma.

Dados do relatório executivo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), apontam um crescimento no número de pessoas entre 18 e 34 anos envolvidos na criação do próprio negócio, em 2017, no País. A pesquisa aponta 15,7 milhões de jovens levantando informações para abrir um negócio ou que já têm empresa com até três anos e meio de atividade, um aumento de 7 pontos percentuais, na participação relativa, em comparação com 2016.

Para quem quer abrir um negócio, o Sebrae/PR preparou um evento gratuito chamado Start, em cada uma das seis regionais do Estado: Cascavel (05/11), Curitiba (08/11), Londrina (08/11), Maringá (08/11), Francisco Beltrão (10/11) e Guarapuava (27/11). Entre o público-alvo da ação estão jovens profissionais liberais, como advogados e tatuadores, por exemplo. “Muitos deles estão empreendendo e nem se dão conta. Queremos que eles enxerguem que o que fazem é um negócio e quais as oportunidades têm na área”, acrescenta Vânia.

A Semana

Criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation na época, Carl Schramm, a Semana Global de Empreendedorismo tem como objetivo fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

Nos últimos três anos, somente no Brasil, o evento mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhões de pessoas, com cerca de 10 mil atividades, o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais. No Paraná, em 2017, foram 170 eventos realizados. Para este ano, já há 212 eventos cadastrados no Estado, entre os dias 5 e 9 de novembro. Em todo o mês, são 638 ações previstas, número que ainda deve aumentar, com o cadastro constante de atividades por parceiros, como universidades e Sistema S.

A programação completa pode ser consultada no site oficial do evento https://www.empreendedorismo.org.br. Já as ações por regional podem ser consultadas junto ao escritório mais próximo do Sebrae ou pelo 0800 570 0800.

 

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece emwww.sebraepr.com.br/umpassoafrente





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login