Seja bem vindo
Curitiba,18/04/2024

  • A +
  • A -

Senai-SP ganha simulador de Manufatura Avançada com tecnologia Schneider Electric

Hoje, a unidade fabril funciona como laboratório aberto no Senai São Caetano do Sul - considerado referência no ensino de mecatrônica no país

São Paulo, outubro de 2018 – Construído com o intuito de reunir todos os conceitos da Indústria 4.0 em um único espaço, o Demonstrador de Manufatura Avançada, do Senai-SP, conta com tecnologia de realidade aumentada da Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação. A unidade fabril, que foi projetada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), para exibição na Feimec, está em exposição permanente na Escola Senai Armando de Arruda Pereira, em São Caetano do Sul.

Com um papel de laboratório-escola e equipado com robôs, sensores, célula de soldagem, centros de usinagens e sistemas integrados, entre outros componentes, o demonstrador que simula um ambiente industrial digitalizado faz com que os alunos do Senai-SP aprendam na prática. Dentre as diversas tecnologias da 4ª Revolução Industrial inseridas no projeto, um dos destaques é o EcoStruxure Augmented Operator Advisor - software de realidade aumentada da Schneider Electric que permite uma fusão do ambiente físico com objetos virtuais em painéis e sistemas de automação, dando a operadores e técnicos acesso imediato às informações relevantes nos ambientes predial e industrial.

“Para enriquecer o demonstrador, era imprescindível que a solução de realidade aumentada a ser empregada tivesse uma plataforma aberta, isto é, que fosse capaz de conversar com sistemas e subsistemas de quaisquer fornecedores, como computadores industriais, controladores programáveis, sistemas de gerenciamento de energia, MES (Manufacturing Execution Systems) e robôs, entre outros. E é exatamente isso que o EcoStruxure Augmented Operator Advisor entrega. Nós consideramos a realidade aumentada um dos pilares mais emblemáticos da Indústria 4.0”, afirma Alexandre Gurgel, chefe de Produto de IHMs e Serviços Digitais Avançados na Schneider Electric Brasil.

“A Schneider trouxe para o projeto uma solução integrada que atende do gerenciamento de energia até a parte de realidade aumenta. Por meio de um tablet conectado ao software EcoStruxure, os operadores têm acesso a informações sobre os equipamentos em tempo real – o que facilita consideravelmente processos como manutenção ou ainda visitas a campo”, conta Thiago Amici, instrutor de formação profissional do Senai-SP.

Além do EcoStruxure Augmented Operator Advisor, outras soluções da Schneider compõem o demonstrador, como: o Magelis iPC, PC industrial que atua como servidor do sistema de realidade aumentada e capta as informações da linha; o Powertag, sensor de energia sem fio; e os controladores SoMachine M241 e IHMs Magelis GXU, que gerenciam e operam algumas das estações de montagem da linha.

 

Sobre o EcoStruxure™

O EcoStruxure™ é nossa arquitetura de sistema aberta, interoperável e habilitada para IoT. O EcoStruxure™ entrega valor agregado em relação à segurança, confiabilidade, eficiência, sustentabilidade e conectividade para nossos clientes. O EcoStruxure™ aproveita os avanços em IoT, mobilidade, detecção, nuvem, análise e segurança cibernética para oferecer inovação em todos os níveis. Isso inclui produtos conectados, Edge Control, aplicativos, análises e serviços. O EcoStruxure™ foi implementado em mais de 480 mil sites, com o apoio de mais de 20 mil integradores de sistemas e desenvolvedores, conectando mais de 1,6 milhão de ativos sob gerenciamento por mais de 40 serviços digitais.

 

Sobre a Schneider Electric

A Schneider Electric lidera a Transformação Digital em Gestão de Energia Elétrica e Automação em Residências, Edifícios, Data Centers, Infraestrutura e Indústrias. Com presença global em mais de 100 países, a Schneider é líder absoluta em Gestão de Energia em Média e Baixa tensão, Energia Segura e em Sistemas de Automação. Fornecemos soluções integradas para eficiência, que combinam energia, automação e software. Em nosso Ecossistema global, colaboramos com a maior comunidade de Parceiros, Integradores e Desenvolvedores em nossa Plataforma Aberta, para entregar controle e eficiência operacional em tempo real. Acreditamos que Pessoas Talentosas fazem da Schneider Electric uma grande Empresa, e que nosso comprometimento com a Inovação, Diversidade e Sustentabilidade garante que “Life is On” seja realidade em todos os lugares, para todas as pessoas, em todos os momentos.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login