Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Corte etário: Unidades Educacionais de Araucária orientam pais de crianças que completarão 4, 5 e 6 anos em 2019


Corte etário: Unidades Educacionais de Araucária orientam pais de crianças que completarão 4, 5 e 6 anos em 2019

Centros Municipais de Educação Infantil e algumas escolas da rede municipal de Educação de Araucária estão convocando pais e responsáveis para uma conversa sobre o corte etário, para as crianças que completarão 4, 5 ou 6 anos em 2019. O objetivo das conversas, além de esclarecer dúvidas, é dar os encaminhamentos necessários pensando no atendimento educacional para o próximo ano. As orientações têm como base a resolução 03/2018 do Conselho Municipal de Educação de Araucária publicada nesta quarta-feira (17), no Diário Oficial do Município, para tratar dessas matrículas.


A resolução segue os pareceres do Conselho Nacional de Educação e Conselho Estadual de Educação ao resolver que as crianças que farão 6 anos até 31 de março devem, obrigatoriamente, ser matriculadas no 1º ano do Ensino Fundamental e as que completarão 6 anos após 31 de março será matriculado no Infantil V (antigo Pré II).


Para as crianças que completarem 4 anos até 31 de março devem ser matriculadas obrigatoriamente no Infantil 4 (antigo Pré I). As nascidas após esta data devem ser matriculadas no Maternal. Desde 2017, o atendimento educacional para crianças a partir de 4 anos passou a ser obrigatório em todo o país.


Ressalvas - A resolução do Conselho Municipal de Educação de Araucária faz duas importantes ressalvas com base no posicionamento do Conselho Estadual de Educação: as crianças que completarão 4 anos após 31 de março e que já estão matriculadas e frequentam as Unidades Educacionais até a data de publicação da resolução (17/10/18) poderão, de maneira excepcional, seguir para a próxima etapa da mesma maneira que aquelas que nasceram até 31 de março.

 

A segunda ressalva é que, somente em 2018, a decisão sobre esta continuidade está nas mãos dos pais e responsáveis, que deverão discutir sobre esta possibilidade diretamente na Unidade Educacional e registrar a decisão em ata. Nos casos em que os pais/responsáveis não se manifestarem a criança seguirá automaticamente para a próxima etapa.

Quaisquer dúvidas sobre o corte etário podem ser esclarecidas diretamente na Unidade Educacional. 


Resolução 03/2018: https://goo.gl/Ek6cA1




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login