Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Relatório Trend Micro comprova: dobram detecções de mineração de criptomoedas durante o primeiro semestre de 2018

Por outro lado, o ransomware continua sendo uma ameaça corporativa significativa

São Paulo, outubro de 2018 – A Trend Micro, líder global em cibersegurança, divulgou recentemente seu relatório semestral de ameaças, no qual é constatado que a atividade de mineração de criptomoedas ainda está em ascensão. Essa tendência se manteve no primeiro semestre de 2018, quando as detecções de atividade de mineração de criptomoedas mais do que dobrando desde o segundo semestre de 2017. Também foi detectado um número significativo de novas famílias de malware de mineração de criptomoedas mostrando que os cibercriminosos continuavam interessados em lucrar com moedas digitais.

Durante os primeiros meses de 2018, a Trend Micro observou como os cibercriminosos criaram novos métodos e exploraram novas técnicas para maximizar o lucro da mineração ilícita de criptomoedas:

 

  • Janeiro - Malvertising no DoubleClick do Google
  • Fevereiro – Anúncios injetados em sites pela botnet Droidclub
  • Março – Adware downloader ICLoader
  • Abril – Script minerador de web na plataforma de anúncios da AOL
  • Maio – CVE-2017-10271 via port 7001/TCP
  • Junho – Necurs exploit kit

 

 

Mineradores de criptomoedas indesejados em uma rede podem reduzir o desempenho, reduzir gradualmente o hardware e consumir energia – problemas que são multiplicados em ambientes corporativos. Os administradores de TI precisam manter-se atentos a atividades incomuns na rede, considerando o impacto que a mineração furtiva, porém significativa, de criptomoedas pode ter em um sistema.

 

Ransomware

 

Embora sua prevalência no cenário de segurança cibernética tenha se estabilizado, o ransomware ainda é algo contra o qual as empresas devem estar atentas: no primeiro semestre de 2018, as detecções de ransomware registraram apenas um ligeiro aumento, o número de novas famílias de ransomware diminuiu, em comparação com o segundo semestre de 2017. Mas esta mudança de ritmo é provavelmente devido ao aumento da atenção ao ransomware e às melhorias resultantes nos métodos de prevenção e mitigação.

 

Balanço – Criptomoedas e Ransomware:

  • Houve um aumento de 141% nas detecções de atividades de mineração de criptomoedas pela infraestrutura Trend Micro™ Smart Protection Network™
  • Foram detectadas 47 novas famílias de malware de mineração de criptomoedas no 1º semestre de 2018
  • Houve um aumento de 3% na detecção de atividades de Ransomware
  • Houve uma redução de 26% em novas famílias de Ransomware

 

CLIQUE AQUI para ler o relatório completo (em inglês)

CLIQUE AQUI para ver o vídeo sobre o roundup do primeiro semestre de 2018

 

Sobre a Trend Micro

A Trend Micro Incorporated, líder global em soluções de segurança cibernética, ajuda a proteger o mundo virtual para o intercâmbio de informações digitais. Nossas soluções inovadoras para consumidores, empresas e órgãos governamentais oferecem segurança em camadas para data centers, ambientes de nuvem, redes e endpoints. Todos os nossos produtos operam juntos para compartilhar informações de ameaças e oferecer recursos de segurança com visibilidade e controle centralizados, gerando uma proteção cada vez mais forte e ágil. Com mais de 6 mil funcionários em mais de 50 países e a inteligência global contra ameaças mais avançada do mundo, a Trend Micro protege o seu mundo conectado. Para saber mais, acesse www.trendmicro.com.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login