Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

TETO vai construir 23 moradias de emergência neste feriadão

As obras serão realizadas nas comunidades Parolin (Curitiba) e Favorita (Araucária), beneficiando dezenas de pessoas que buscam uma vida mais digna


TETO vai construir 23 moradias de emergência neste feriadão

CURITIBA, 09/10/2018 - Você deve conhecer a cantiga “era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada”. E é exatamente assim que a casa de milhares de paranaenses está. Nas comunidades mais carentes do Estado do Paraná, é fácil encontrar residências que não oferecem condições básicas para uma vida minimamente digna. Banheiro? Um luxo! Mas as famílias não desistem. Rodam as ruas em busca de tábuas e itens básicos para construir seus lares, que sempre precisam de melhorias.

Neste feriadão, a vida de 23 famílias paranaenses vai mudar. Elas foram escolhidas para receber moradias de emergência da organização internacional TETO, que atua para garantir o direito à moradia nas favelas mais precárias e invisíveis do país, por meio de programas sociais que geram soluções concretas de melhorias das condições de moradia e habitat. Na sexta (12), sábado (13) e domingo (14), mais de 300 voluntários da organização irão levantar com as próprias mãos casas nas comunidades Parolin (Curitiba) e Favorita (Araucária), beneficiando famílias que lutam diariamente por uma vida mais digna. As moradias substituem as casas que já existiam no local, trazendo uma solução emergencial de alívio imediato às famílias que estão atualmente em situação de precariedade.

Para chegar aos beneficiados, o TETO promoveu diversas ações especiais, que vão de entrevistas com os interessados até a análise dos terrenos que irão receber as moradias. “São meses de estudos para chegarmos até as famílias que serão beneficiadas em cada construção do TETO. Procuramos entender muito bem a vulnerabilidade das famílias e de suas moradias. No final, as mais necessitadas são comtempladas pelo projeto. Mas é lógico que exigimos o engajamento total dos moradores nas reuniões e, até mesmo, nos dias da construção, tudo para que eles saibam que são realmente os donos das casas”, comenta Raphael Gonzaga.

Para tirar do papel o sonho das famílias, o TETO vai investir mais de R$ 100.000,00, montante que engloba todos os materiais necessários para a construção das casas e, também, a infraestrutura necessária para transporte, alimentação e acomodação dos voluntários. “Nós não contamos com dinheiro público. Todo o nosso investimento é feito a partir de valores arrecadados em ações especiais da organização e, principalmente, por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas. Ou seja, o TETO é um caso digno de pessoas ajudando pessoas. Temos muito orgulho disso”, completa Lucas Kogut, diretor geral do TETO Paraná.

Projetos nas comunidades

Ao todo, já foram erguidas 68 casas emergenciais nas duas comunidades. Além das construções, principal iniciativa do TETO, o Parolin também participou da organização de uma horta comunitária e de projetos sociais voltados para crianças, como sessões de cinema e oficina de pipa. Já na Favorita, a organização viabilizou, junto aos moradores, um mutirão de limpeza após várias enchentes ocorridas no local.

Sobre o TETO Brasil no Paraná

O TETO é uma organização internacional presente em 19 países da América Latina e Caribe, que atua há 10 anos no Brasil pelo direito das pessoas que vivem nas favelas mais precárias e invisíveis, engajando os moradores e as moradoras das comunidades e mobilizando jovens voluntários e voluntárias, para trabalharem juntos na construção de uma sociedade mais integrada.

Atuando há mais de 3 anos no Paraná, a organização já trabalhou em 12 comunidades na região da grande Curitiba, Castro e Paranaguá, sendo 6 delas com acompanhamento semanal em campo. Ao longo de sua trajetória no Estado, a organização já mobilizou mais de 3000 voluntários para construção de 263 moradias de emergência, divulgação dos trabalhos do TETO nas principais ruas de Curitiba, aplicação de mais de 2 mil enquetes de caracterização socioeconômicas, visita a mais de 200 comunidades e realização de 17 projetos comunitários. O TETO conta com equipes fixas em seis comunidades: Caximba, Parolin, Portelinha, Vila Nova (Colombo), Favorita (Araucária) e Jardim Independência (São José dos Pinhais)

Para mais informações acesse o site www.techo.org/paises/brasil.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login