Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Jair Bolsonaro e Fernando Haddad disputam 2º turno das eleições para presidente


Jair Bolsonaro e Fernando Haddad disputam 2º turno das eleições para presidente

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) vão fazer o 2º turno das eleições para presidente da república. Os vice presidentes são o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB) e a deputada estadual do Rio Grande do Sul Manuela D’Avila, respectivamente.

A eleição deste ano, com 13 candidatos, foi a mais concorrida desde 1989, quando 22 foram presidenciáveis. Os outros que estavam na disputa eram Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckimin (PSDB), Marina Silva (REDE), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), João Amoedo (Novo), Guilherme Boulos (PSOL), José Maria Eymael (Democracia Cristã), João Goulart Filho (PPL), Vera Lucia (PSTU) e Cabo Daciolo (PATRI).

O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, é o mais votado em 17 Estados e no Distrito Federal. O capitão reformado do Exército só ficou atrás de Fernando Haddad nos oito Estados do Nordeste e no ParáCiro Gomes (PDT) liderou a disputa no Ceará, seu berço político.

Bolsonaro e Haddad disputam a Presidência pela primeira vez e foram os dois mais votados entre os 13 postulantes ao Palácio do Planalto. O resultado do primeiro turno quebrou a polarização entre PT e PSDB na eleição presidencial. Nas últimas seis eleições, houve duas vitórias do PSDB (1994 e 1998) e quatro do PT (2002, 2006, 2010 e 2014).

O Nordeste que garantiu a vitória a Dilma Rousseff em 2014 também assegurou a ocorrência de segundo turno neste ano.

Jair Bolsonaro

Natural de Campinas, Jair Bolsonaro, de 63 anos, é militar da reserva e foi deputado federal no Rio de Janeiro por sete mandatos. Descendente de italianos, foi aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército e formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro. Cursou a Brigada de Paraquedismo do Rio de Janeiro e se graduou no curso de Educação Física do Exército.

Em 1988 iniciou a carreira política quando foi eleito para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Em 1990, renunciou o mandato de vereador para tomar posse na Câmara dos Deputados. Participou, em 1993, da fundação do Partido Progressista Reformador (PPR). Dois anos depois se filiou ao Partido Progressista Brasileiro (PPB). Em 2002, quando foi eleito pela quarta vez, se filiou ao PTB e no final de 2008 se uniu ao PFL. Em 2006, eleito para o quinto mandato, estava no Partido Progressista (PP), e neste mesmo ano assumiu a titularidade das comissões de Constituição de Justiça de Cidadania, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Em 2014, no sétimo mandato, foi o deputado mais votado, com um total de 464.565 votos. 

Fernando Haddad

Fernando Haddad é ex-prefeito de São Paulo e foi o escolhido do Partido dos Trabalhadores (PT) para substituir o ex-presidente Lula na corrida presidencial. Nascido em São Paulo, o candidato estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP) e em 1990 concluiu o curso de mestrado em Economia. No ano seguinte ingressou no doutorado em Filosofia da USP.

Antes de entrar na política, trabalhou no ramo de construção e incorporação, analista de investimentos no Unibanco e como professor no curso de Ciência Política na USP. Em 2--1 foi chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico em São Paulo. Em 2005 foi escolhido para o Ministério da Educação no governo de Lula. Foi eleito presidente da cidade de São Paulo entre os anos 2013 e 2016 e perdeu a reeleição para João Dória no primeiro turno.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login