Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Congresso Médico da UEM deve ser um divisor de águas, diz presidente de comissão organizadora

Com mais de 30 temas, evento marca os 30 anos de instalação do Curso de Medicina da UEM e início de funcionamento do Hospital Universitário


Congresso Médico da UEM deve ser um divisor de águas, diz presidente de comissão organizadora

O Congresso Médico de Maringá, que os acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizam de 11 a 13 de outubro no Centro de Eventos Vivaro, vai discutir a medicina do futuro, com reflexões a respeito do emprego das mais avançadas tecnologias, porém manterá ênfase à vertente humanista da medicina.
 
Com mais de 30 palestras nos três dias, o congresso “A Medicina do Futuro”, promovido pelo Centro Acadêmico de Medicina da UEM (Camem) e Hospital Universitário Regional de Maringá, vai discutir desde Inteligência Artificial, Nanotecnologia, o uso a Realidade Virtual e Estendida, construção de órgãos em impressora 3D, mas também a saúde mental dos estudantes e profissionais da saúde, a relação entre médico e paciente, segurança do paciente e a medicina humanitária e de catástrofe. Uma das discussões que deverá chamar a atenção é sobre os movimentos antivacina, que hoje se espalham com facilidade e rapidez em tempos de proliferação de redes sociais.
 
Segundo a presidente da comissão organizadora do evento, doutora Elisabete Mitiko Kobayashi, titular da disciplina de Ortopedia e Traumatologia desde a primeira turma do Curso de Medicina da UEM, “este congresso deve ser um divisor de águas na história do ensino da Medicina em Maringá”. Além da atualidade e importância dos temas, ela já considera um sucesso o fato de também alunos dos cursos de Medicina de outras instituições, como Unicesumar e Uningá, estarem envolvidos na organização. “Esta integração das escolas médicas em prol de um congresso médico é um motivo para comemoração”, diz.
 
Na expectativa da doutora Kobayashi, “o congresso trará temas também para outros profissionais da saúde, além de médicos, e temos certeza de que um dos reflexos serão os avanços que acontecerão na Medicina de Maringá”, diz a professora. “Há 30 anos a UEM vem formando profissionais de altíssimo nível,  que acabam passando em residências em instituições consagradas, como a USP, Unifesp, Hospital Albert Einstein, e quando retornam trazem uma bagagem de qualidade que ajuda a melhorar a saúde em Maringá, inseridos em hospitais, clínicas, laboratórios”.
 
Para ela, a UEM e as outras escolas de Medicina estão preocupadas em formar grandes valores com um ensino de qualidade “e o congresso é uma grande oportunidade de mostrarmos isto, mostrando que em Maringá é praticada uma medicina avançada”.
 
 
Robôs e público recorde
 
Um dos pontos altos do congresso deverá ser a demonstração de Simulação Realística que será feita por professores que virão da Espanha. Eles utilizarão “simuladores de paciente”, que são robôs que respondem como um ser humano às ações praticadas, possibilitando que os treinamentos estejam o mais próximo da realidade, permitindo ao profissional praticar, corrigir falhas e resolver dúvidas de forma segura e eficiente. Atualmente, as escolas de Medicina ainda treinam em pacientes de verdade, o que já não acontece em boa parte da Europa e nos Estados Unidos. O Programa de Simulação que será apresentado pelos espanhóis também é utilizado para fins de estudo, avaliação e pesquisa em diversas modalidades.
 
Para os organizadores, a apresentação da Simulação Realística é importante neste momento em que o Unicesumar está instalando seu laboratório e a UEM deve iniciar o seu no ano que vem.
 
O Camem espera entre 400 e 600 pessoas participando do evento. Isto significa um recorde, já que o congresso anterior, cinco anos atrás, foi presenciado por pouco mais de 300 pessoas. “Esperamos profissionais de saúde de vários municípios, pois os temas propostos são de grande interesse”, diz a presidente da comissão organizadora. 
 
De acordo com professora, a comissão organizadora e o Camem contam com o apoio do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau na organização do evento. “A experiência e disponibilidade da superintendente do Convention, Yara Linschoten, estão sendo muito importantes para que consigamos vencer todas as etapas na organização”, disse.
 
Também é destacado o apoio que os promotores estão recebendo de empresas como SVN Investimentos, Hospital Paraná e Grupo São Camilo, patrocinadores do evento.
 
 
Serviço
 
Congresso Médico de Maringá e 1º Congresso do HURM
Data: 11, 12 e 13 de Outubro
Local: Vivaro – Avenida Virgílio Manilia, 21784 – Jardim Ouro Cola – Maringá
Inscrições e Informações pelo site site www.congressomedicodemaringa.com.br




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login