Seja bem vindo
Curitiba,18/04/2024

  • A +
  • A -

Vacinação em Araucária: Dados parciais mostram que quase 1/3 dos estudantes não havia tomado a 1ª dose contra o HPV


Vacinação em Araucária: Dados parciais mostram que quase 1/3 dos estudantes não havia tomado a 1ª dose contra o HPV

Um levantamento preliminar realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) mostra que quase 1/3 dos estudantes adolescentes que tiveram sua carteira de vacinação revisada recentemente não havia tomado a 1ª dose contra o HPV. Equipes da SMSA estão indo a escolas públicas e particulares do município para verificar a situação vacinal de adolescentes. O foco é a vacinação contra o HPV e a Meningite C.
Os dados preliminares levaram em conta a verificação de 2.135 carteiras de vacinação nas Escolas Municipais Aleixo Grebos, Arnaldo Maia, Ceci Cantador, Azuréa Belnoski, Maria Aparecida, Pedro Biscaia, Delani Alves, Lincon Setembrino, Eglé Cordeiro e do Colégio Estadual Vespertino Pimpão. Em 608 casos, não havia registro da 1ª dose na carteira das meninas de 9 a 14 anos e na dos meninos de 11 a 14 anos. Em relação a 2ª dose, 172 dos estudantes não a haviam recebido. A vacinação ocorre na própria unidade escolar.
Duas doses - Para garantir a proteção efetiva contra vários tipos de cânceres provocados pelo vírus HPV é preciso tomar as duas doses previstas. Informações do Ministério da Saúde (ano 2017) mostram que a parcela de meninas (9 a 14 anos) que a procuram pela 1ªdose é grande, mas há grande queda quando se trata de retornar para aplicação da 2ª dose (a vacinação atingiu 79,21% na 1ª dose e apenas 48,74% na 2ª dose). No caso dos meninos (12 e 13 anos) a procura já na 1ª dose foi baixa: 43,8% (2017). Para atingir a esses públicos, Araucária está intensificando a vacinação desses adolescentes nas escolas.
Os profissionais de saúde estão reforçando o contato com as escolas para que os estudantes que estão na faixa etária da vacinação mantenham a carteira de vacinação na mochila ao longo das próximas semanas. Mas é importante destacar que a ausência de carteira de vacinação não impede a vacinação.
Conforme o Ministério da Saúde, a vacina é mais eficaz quando a pessoa ainda não teve contato com algum dos vírus HPV. Por isso, as doses são dirigidas a adolescentes. A vacinação poderá ocorrer sem a necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não concorde com a vacinação do(a) adolescente na escola, deverá preencher e assinar o “Termo de Recusa” (disponível na escola). Mas, posteriormente, esse adolescente deverá comparecer à unidade de saúde para receber a vacina. Segundo a equipe da SMSA, a vacinação contra o HPV nas escolas está possibilitando que a cobertura vacinal nessas unidades fique superior à média do Estado.
Outras vacinas - As informações preliminares também mostram que pouco mais de 1/3 dos alunos que tiveram suas carteiras de vacinação avaliadas precisaram tomar a vacina contra a Meningite C (dose única). Além disso, 138 receberam a dose contra a Febre Amarela(dose única), 06 receberam a 1ª dose da Tríplice Viral e 48 a 2ªdose da mesma vacina. Caso seja detectada a falta de outras vacinas, a família é informada para que tome as providências necessárias.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login