Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Portal divulga oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas

Novo site do programa Compra Paraná pretende facilitara participação de empresários nas compras públicas


Portal divulga oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas

Microempreendedores individuais (MEIs) e empresários de micro e pequenas empresas paranaenses contam agora com mais uma ferramenta para identificar oportunidades de negócios. Resultado da parceria entre Sebrae/PR, Fecomércio PR, Faciap, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme) e Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCEPR), o novo portal do programa Compra Paraná traz uma série de facilidades e adota a apresentação dos conteúdos de forma mais interativa para o usuário.

Juliana Marina Schvenger, consultora do Sebrae/PR, destaca os indicadores de compras entre as novidades adotadas.  “Com as informações sobre o volume de compras dos municípios, por exemplo, os empresários poderão perceber oportunidades e tomar decisões com mais segurança”, prevê. Juliana avalia que o portal será uma plataforma para aproximar os pequenos negócios do Poder Público, seja no âmbito estadual ou regional.

O gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae/PR, César Rissete, classifica as compras públicas como um dos itens de maior capacidade para alavancar o processo de desenvolvimento local. “Boa parte dos recursos dos municípios, que já são escassos, acaba indo para empresas ou prestadores de serviços de fora da região. Uma das causas é a falta de uma base sólida e diversificada da produção de bens e serviços”, aponta Rissete.

Para ele, perceber as oportunidades que podem ser oferecidas pelas empresas para as prefeituras e compradores locais é uma forma de reverter essa tendência e de manter os recursos nos territórios.

Rissete alerta ainda que, muitas vezes, as Administrações Públicas não se dão conta da importância das compras governamentais para os municípios – dados do Sebrae/PR mostram que para cada R$ 1,00 gasto nas aquisições, R$ 0,70 retornam em impostos.

“Ao incentivar os empresários locais a participarem dos processos de licitação, propicia-se aos municípios maior capacidade de arrecadação, sem aumentar a carga tributária. O que ocorre é o aumento da base tributária, fortalecendo a capacidade de retenção da renda local e criando um círculo virtuoso”, contextualiza Rissete.

Além dos indicadores, o portal Compra Paraná traz dicas de licitações, cadernos de oportunidades, notícias relacionadas e publicações, como cartilhas, vídeos e infográficos.

Ari Faria Bittencourt, presidente da Fecomércio PR, ressalta a importância de apresentar novas oportunidades de negócios em uma plataforma na internet. “A Fecomércio PR está comprometida em apoiar o avanço da linguagem digital, porque ela traz ferramentas essenciais para o empresário do comércio desenvolver seus negócios. Os dados de crescimento do e-commerce comprovam a importância das novas formas de transação comercial. Nesse sentido, o novo site do Sebrae/PR, entidade sempre parceira da atividade comercial, será um importante portal para facilitar a rotina do empresário, que ali poderá encontrar oportunidades de aprimorar as práticas administrativas e ampliar seu mercado em todos os aspectos”, projeta o presidente. 

Já o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, observa que a iniciativa apresenta uma importante ferramenta para os pequenos negócios do Estado.

“O projeto possibilita aos empresários identificar oportunidades nos próprios municípios. Estamos alinhados com o Sebrae/PR e as nossas coordenadorias contribuirão para divulgar o portal e incentivar Prefeituras e empreendedores a utilizarem a plataforma”, adianta o presidente da Faciap, que salienta ainda que as associações empresariais poderão se fortalecer junto aos empresários de suas respectivas cidades.

Suporte

Mario Doria, que está na coordenadoria do Fopeme, acredita que as compras públicas merecem mais atenção do empresariado.

“O portal traz informações importantes para que as empresas participem mais das licitações públicas e compras governamentais, para que o dinheiro fique nos municípios. O Governo do Estado e o TCEPR estão disponibilizando dados e todo o suporte para melhorar o ambiente de negócios e o desenvolvimento dos territórios”, diz Mario Doria.

A base de dados das compras públicas é fornecida pelo TCEPR, com base em convênio com o Sebrae/PR. Anderson Regis Saladino, supervisor de capacitação da Escola de Gestão Pública (EGP) do TCEPR, lembra que a parceria acontece desde 2015 e tem levado conhecimentos e capacitações para todas as regiões do Estado.

“O fornecimento da base de dados faz parte da parceria com o Sebrae/PR, mas vale destacar a capacitação dos servidores municipais. Desde 2015, foram mais de 15 treinamentos direcionados para que os gestores públicos possam aplicar de forma correta a Lei Complementar 147 (conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa)”, ressalta Saladino.

O portal

No endereço www.comprapr.com.br é possível que Prefeituras e outros órgãos e autarquias governamentais divulguem as compras e licitações em andamento. Os MEIs e empresários de micro e pequenas empresas também podem se cadastrar e acompanhar as informações de forma regionalizada. O portal Compra Paraná traz ainda a relação dos Escritórios de Compras Públicas (físicos e virtuais).

Os interessados podem buscar orientações nos canais oficiais de atendimento do Sebrae/PR por telefone (0800 570 0800) e nas redes sociais e também nas sedes das regionais, escritórios, Pontos de Atendimento ao Empreendedor e Salas do Empreendedor em todo o Paraná.

 

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login