Seja bem vindo
Curitiba,28/03/2024

  • A +
  • A -

Museu da Terra e da Vida completa 20 anos de fundação


Museu da Terra e da Vida completa 20 anos de fundação

Na última sexta-feira, 09, o Centro Paleontológico da Universidade do Contestado (Cenpáleo) realizou um evento em comemoração aos 20 anos de criação do Museu da Terra e da Vida. Durante a comemoração, a exposição do museu foi nomeada em homenagem ao professor dr. Oscar Rösler.

O presidente da Câmara, vereador Adilson Sabatke, participou do evento representando o Poder Legislativo mafrense. Já o atual coordenador do Cenpáleo, professor Dr. Luiz Carlos Weinschütz, relatou a história do Cenpáleo que se mistura com a história do professor Oscar.

Segundo o professor Luiz, o Cenpáleo foi criado 1997 para proteger e pesquisar o patrimônio paleontológico e geológico do planalto norte de Santa Catarina. No ano seguinte, o Cempáleo iniciou a exposição para desenvolver o turismo e projetos pedagógicos no espaço Museu da Terra e da Vida – que compõe o Cenpáleo.

O Cenpáleio saiu do papel devido a insistência de um homem: Oscar Rösler. Depois de atuar por anos na Universidade de São Paulo, professor Oscar se aposentou e voltou a sua terra-natal. Entre 1997 e 2005, o professor atuou como coordenador do Cenpáleo e lutou pela preservação dos fósseis e da história do Planalto Norte.

Durante a cerimônia, Profª. Eliane de Fátima Villa Lobos Strapasson e profº Mário Fritsch também discursaram sobre a importância do Cenpáleo e a contribuição do professor Oscar para construção do centro como coordenador e principalmente como fundador.

Em peso, a família do professor Oscar compareceu a homenagem. A primeira esposa Gizela Rösler com as filhas Silvia Rösler de Souza, Neisi Rösler, Tania Rösler e Karin Rösler e também a segunda esposa Adriana Rösler com as filhas Luma e Sophia participaram do evento. As filhas Karin, Silvia e Sophia falaram sobre a importância do pai para elas e também para a ciência. Denominaram o professor Oscar como um pai professor.

Em junho deste ano, professor Oscar Rösler faleceu aos 79 anos. Ele era natural de Mafra.

O Museu

O Museu da Terra e da Vida é um museu de história natural, sendo um dos poucos presentes no território Nacional. Teve sua primeira exposição em 18 de setembro de 1998, hoje sua exposição mostra a história do planeta Terra e do universo, desde sua formação até os dias atuais, com fósseis, minerais, rochas, artefatos arqueológicos e representantes da fauna atual.

Composto pelas salas temáticas: Sala do Universo; Sala da Terra; Sala da Vida Antiga; Sala dos Grandes Répteis – Ala Victor Dequech e Sala da Vida Atual, conta com mais de 60 expositores onde se pode observar fósseis, estruturas geológicas, minerais, dinossauros, pterossauros, animais atuais taxidermizados dentre outros atrativos.

Fonte: Câmara de Vereadores de Mafra




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login