Seja bem vindo
Curitiba,28/03/2024

  • A +
  • A -

Semana Ferroviária fecha com chave de ouro


Semana Ferroviária fecha com chave de ouro

A segunda edição da Semana Paranaense da Memória Ferroviária, realizada de 10 a 13 de setembro, na Biblioteca Pública do Paraná e no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, com a participação de órgãos governamentais e  entidades organizadas da sociedade civil, dos três estados do Sul, teve em seu encerramento momentos de forte emoção  , quando em cada discurso foi lembrado a forma como foram sendo  criadas as parcerias que culminaram em um trabalho exemplar que já está dando frutos como o trem natalino 2017 e a volta de passeios eventuais e comemorativos em toda a região Sul brasileira. 
 O primeiro a falar dando boas vindas aos participantes foi o anfitrião Dr. Paulo Roberto Hapner  ( presidente do IHG-PR), que destacou importância do conclave  e da satisfação do IHG-PR em fazer parte como entidade promotora do evento. Hapner que é um estudioso da história nacional, discorreu sobre as opções de modal de transporte que o Brasil adotou e priorizou  e que hoje, nos trazem fragilidades  como se demonstrou na greve dos caminhoneiros, que tanto dano causou ao país e a vida das pessoas. 
Na solenidade de encerramento  foi apresentado o projeto do trem natalino 2018, que aprimorou em muito a versão anterior que já foi um fenômeno de público e de mídia e foi anunciado um novo projeto que contemplará inúmeras cidades do Rio Grande do Sul no período natalino. A versão riograndense será tracionada com a locomotiva Mallet 204 a mesma que esteve no Paraná no natal e para os passeios;  já a versão ampliada do Paraná será com a histórica locomotiva  Nº 11 de 1884, a primeira máquina a vapor a puxar vagão sobre trilhos em nosso estado. 
No momento dedicado às homenagens o presidente em exercício da APBF-Nacional , Marlon Ilg fez uso da tribuna para agradecer a Rumo Logística, pelas parcerias que tornaram possíveis todos estes projetos que ocorreram no ano passado e neste ano e discorreu sobre novas metas que estão em estudos e análises conjuntas pela "triplice aliança" RUMO/ABPF/CMFL. Para fechar a noite e o evento com chave de ouro , usou da tribuna o coordenador geral do evento, Márcio Assad do CMFL- Centro de Memória Ferroviária da Lapa,  que depois dos agradecimentos aos parceiros ( Biblioteca Publica do Paraná e Instituto Histórico e Geográfico do Paraná) por  mais uma edição da semana paranaense da memória ferroviária, fez um emocionado discurso relembrando a trajetória do turismo férreo no Paraná/Santa Catarina, pioneiro no Brasil e do tempo inquieto ( 20 anos) para a retomada dos projetos. Assad agradeceu a os parceiros Rumo e ABPF pelas conquistas e ressaltou: " isto é só o começo..." Na sequencia foi entregue o troféu TIREFOND DE OURO, para as representantes da RUMO LOGÍSTICA, Daniele Ribeiro Theodorovicz e Carmen Maron. Em seus discursos de agradecimento ambas destacaram a importância desta aliança tripartite e renovaram a disposição da Rumo Logística em se engajar cada vez mais pelas sendas da preservação da memória ferroviária em todas as regiões de cobertura da concessão da empresa.  




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login