Semana Ferroviária fecha com chave de ouro

Por Assessoria 14/09/2018 - 08:21 hs

A segunda edição da Semana Paranaense da Memória Ferroviária, realizada de 10 a 13 de setembro, na Biblioteca Pública do Paraná e no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, com a participação de órgãos governamentais e  entidades organizadas da sociedade civil, dos três estados do Sul, teve em seu encerramento momentos de forte emoção  , quando em cada discurso foi lembrado a forma como foram sendo  criadas as parcerias que culminaram em um trabalho exemplar que já está dando frutos como o trem natalino 2017 e a volta de passeios eventuais e comemorativos em toda a região Sul brasileira. 
 O primeiro a falar dando boas vindas aos participantes foi o anfitrião Dr. Paulo Roberto Hapner  ( presidente do IHG-PR), que destacou importância do conclave  e da satisfação do IHG-PR em fazer parte como entidade promotora do evento. Hapner que é um estudioso da história nacional, discorreu sobre as opções de modal de transporte que o Brasil adotou e priorizou  e que hoje, nos trazem fragilidades  como se demonstrou na greve dos caminhoneiros, que tanto dano causou ao país e a vida das pessoas. 
Na solenidade de encerramento  foi apresentado o projeto do trem natalino 2018, que aprimorou em muito a versão anterior que já foi um fenômeno de público e de mídia e foi anunciado um novo projeto que contemplará inúmeras cidades do Rio Grande do Sul no período natalino. A versão riograndense será tracionada com a locomotiva Mallet 204 a mesma que esteve no Paraná no natal e para os passeios;  já a versão ampliada do Paraná será com a histórica locomotiva  Nº 11 de 1884, a primeira máquina a vapor a puxar vagão sobre trilhos em nosso estado. 
No momento dedicado às homenagens o presidente em exercício da APBF-Nacional , Marlon Ilg fez uso da tribuna para agradecer a Rumo Logística, pelas parcerias que tornaram possíveis todos estes projetos que ocorreram no ano passado e neste ano e discorreu sobre novas metas que estão em estudos e análises conjuntas pela "triplice aliança" RUMO/ABPF/CMFL. Para fechar a noite e o evento com chave de ouro , usou da tribuna o coordenador geral do evento, Márcio Assad do CMFL- Centro de Memória Ferroviária da Lapa,  que depois dos agradecimentos aos parceiros ( Biblioteca Publica do Paraná e Instituto Histórico e Geográfico do Paraná) por  mais uma edição da semana paranaense da memória ferroviária, fez um emocionado discurso relembrando a trajetória do turismo férreo no Paraná/Santa Catarina, pioneiro no Brasil e do tempo inquieto ( 20 anos) para a retomada dos projetos. Assad agradeceu a os parceiros Rumo e ABPF pelas conquistas e ressaltou: " isto é só o começo..." Na sequencia foi entregue o troféu TIREFOND DE OURO, para as representantes da RUMO LOGÍSTICA, Daniele Ribeiro Theodorovicz e Carmen Maron. Em seus discursos de agradecimento ambas destacaram a importância desta aliança tripartite e renovaram a disposição da Rumo Logística em se engajar cada vez mais pelas sendas da preservação da memória ferroviária em todas as regiões de cobertura da concessão da empresa.