Seja bem vindo
Curitiba,16/04/2024

  • A +
  • A -

Semana da Memória Ferroviária torna-se Sul Brasileira


Semana da Memória Ferroviária torna-se Sul Brasileira

A II SEMANA PARANAENSE DA MEMÓRIA FERROVIÁRIA, tornou-se efetivamente  um fórum Sul Brasileiro, com representantes dos três estados sulinos irmanados,  para discutir e encaminhar  soluções quando o tema é preservação da história e da memória ferroviária e a volta do turismo férreo.

 A noite de ontem ( terceiro dia do evento), começou com a apresentação do trabalho voltado ao resgate do passado ferroviário que  arquivo histórico de Araucária está realizando através das professoras  Cristiane Perreto e Luciana Orbzut Ono. Na sequencia a Dra. Andréa Mercaldo da RUMO logística esclareceu para os municípios e entidades presentes todas as fases que devem ser rigorosamente seguidas para se obter as devidas licenças para a operação de trens  turísticos eventuais e comemorativos. Na sequencia o ferroviarista Everaldo Pilz da Associação Brasileira da Memória Ferroviária, fez um balanço dos quarenta anos da entidade e demonstrou em imagens e números os avanços do último ano, quando se efetivou a parceria com a Empresa Rumo Logística em vários projetos;  destacando o trem natalino ( fenômeno de público e mídia) e os trens turísticos já  levados e efeito e outros em adiantado processo de análise. 
Após as explanações foi aberto o debate, onde se demonstrou a representatividade da platéia que participou efetivamente com questionamentos, ponderações, agradecimentos,   de entidades empresariais ,órgãos governamentais e sociedade civil organizada , representado todas as regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para o presidente da AMTURVALES, Rafael Fontana, entidade que compreende os municípios turísticos do Vale do Taquari Rio Grande do Sul, o evento está sendo um verdadeiro alicerce para municípios e regiões que pretendem ou já estão desenvolvendo projetos ligados ao turismo férreo e ao resgate da memória ferroviária. Fontana que é membro do Conselho Estadual de Turismo de seu estado,  disse que  retornará  apto e completamente esclarecido para repassar aos seus pares,  as informações de alto nível recebidas. 
Também chamou a atenção  a presença e participação interativa  das regiões do Paraná: Região Metropolitana de Curitiba, litoral, Campos Gerais, Norte e Noroeste, além do estado vizinho de Santa Catarina;  o que demonstra a importância que o evento que está em sua segunda edição, vem tomando em termos de região Sul Brasileira. A noite também trouxe excelentes noticias , para o município de Antonina que constatou  que seus pleitos em relação ao turismo férreo,  estão em adiantada fase. Já o empresário Ari Portugal  da Cave  Colinas de Pedras ( estação e túnel Roça Nova)    empreendimento de relevo internacional no município de Piraquara, recebeu  uma noticia há muito por ele aguardada em relação a parada da litorina em Roça Nova.. Assim como este muitos assuntos foram esclarecidos  e encaminhados durante a memorável noite de trabalhos. 
Hoje o evento fecha com chave de ouro no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, com o lançamento do TREM NATALINO 2018   e a entrega do do troféu TIREFOND DE OURO á RUMO Logística. O IHG-PR, fica na rua José Loureiro, 43 - Centro de Curitiba e o evento se inicia às 18h00.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login