Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Projeto Garoto Cidadão leva arte a usuários do transporte coletivo de Araucária


Projeto Garoto Cidadão leva arte a usuários do transporte coletivo de Araucária



Nesta terça-feira (11), usuários do transporte coletivo de Araucária foram surpreendidos pela intervenção artística “Um minutinho da sua atenção – Arte no Busão”, realizada pelos participantes da Orquestra do Projeto Garoto Cidadão de Araucária. As apresentações, um misto de poesia e música, ocorreram nos ônibus e nos terminais da cidade e tiveram por objetivo estimular a reflexão sobre o mundo e a sociedade. O Garoto Cidadão é um projeto realizado pela Fundação CSN em parceria com a Prefeitura de Araucária.

Ao longo do trajeto dos ônibus (linhão 1 e 2 e Boqueirão), a intervenção da orquestra surpreendeu os usuários e alterou a rotina de quem circula pela cidade. Usuários gentilmente cederam seus assentos para que os educandos pudessem tocar. Outros gravaram as apresentações e houve quem chegou a dançar dentro do ônibus ao som da orquestra. A poesia de Sérgio Vaz intitulada “O milagre da poesia” foi declamada para mostrar que todos, independente da profissão, podem impactar a sociedade positivamente com o seu trabalho. 

Para a coordenação do Garoto Cidadão, “produzir cultura em um ambiente tão diverso, como o sistema de transporte coletivo de Araucária, possibilita aos educandos vivências de reconhecimento do universo educação/trabalho”. Com esta ação nos ônibus e terminais, os participantes do Garoto Cidadão foram convidados a perceber a diversidade de histórias, que podem ser parecidas ou completamente diferentes, e a se relacionar de forma humanizada com os ambientes urbanos. Já os usuários foram convidados a sair do mundo virtual (dos celulares) e a entrar no mundo cultural (de acesso à cultura). 

10 anos - O Projeto Garoto Cidadão completa 10 anos de atuação em Araucária em 2018. O projeto atende a crianças e adolescentes com atividades socioculturais no contraturno escolar. Os participantes do projeto contam com aulas de música, teatro, dança, artes visuais e coral. A orquestra é parte desse projeto.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login