Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Instituição de apoio à crianças com câncer precisa construir novos leitos para pacientes que realizam transplante de medula óssea (TMO)


Instituição de apoio à crianças com câncer precisa construir novos leitos para pacientes que realizam transplante de medula óssea (TMO)

#SalvaSonhos é a campanha iniciada pela Associação de Apoio à Criança com Câncer (APACN), para arrecadar recursos destinados à construção de leitos especiais para pacientes que realizam transplante de medula óssea em alguns hospitais de Curitiba.

Desde que foi fundada em 1983, a Casa de Apoio da APACN recebe de todo o Brasil crianças e adolescentes e seus acompanhantes (pai, mãe ou responsável legal) que são encaminhados para realizar o tratamento do câncer nos hospitais de Curitiba.

Muitos casos são de pacientes com algum tipo de câncer que precisam realizar o Transplante de Medula Óssea (TMO).

O procedimento é através de uma técnica de transfusão para substituir a medula doente do paciente por uma medula saudável de doador que precisa ser compatível. Quando não é encontrado alguém compatível na família, busca-se por doador de medula com compatibilidade em bancos de doadores cadastrados.

Depois de realizado o transplante, o paciente deve permanecer em quarto separado com banheiro exclusivo e espaço adequado, aconchegante e lúdico para brincar e receber os professores e continuar com os estudos durante o tratamento.

Esses espaços adequados e em perfeitas condições impedem que os transplantados que estão sem defesas ou com a imunidade baixa, fiquem expostos a infecções ou doenças oportunas ou em contato com outras pessoas e espaços coletivos.

Atualmente a Casa de Apoio da APACN conta com 8 leitos de TMOs, que é insuficiente para atender a demanda atual. Até 2016 a maioria dos casos de transplante eram realizados no HC, mas com a inauguração do espaço de transplante de medula óssea (em 2016) pelo Hospital Pequeno Príncipe também localizado em Curitiba, isso impactou expressivamente a instituição com a procura de novos pacientes que farão o transplante e precisam desses espaços.

De acordo com dados levantados pelo Serviço Social da APACN, cerca de 8 negativas por mês são dadas para novas hospedagens nos TMOs. Em 2017 o HC encerrou o ano com uma lista de 93 novos pacientes que aguardavam pelo procedimento no próprio hospital.

Para realizar novas hospedagens nos TMOs geradas por esse aumento de procedimentos em Curitiba, a instituição precisa construir 24 novos leitos.

O aumento desses leitos especiais na APACN contribuirá significativamente no aumento de crianças ou adolescentes transplantados no Brasil.

Para isso a instituição lançou a campanha #SalvaSonhos com o objetivo de arrecadar recursos para a construção dos novos TMOs e garantir que muitos pacientes que realizarão o transplante possam garantir um futuro cheio de sonhos, porque poderão contar com a APACN nessa etapa delicada e crucial que é o pós transplante.

Alguns grupos já se mobilizaram para dar vida a campanha como por exemplo um grupo de arquitetos de Curitiba da empresa Realiza Arquitetura com a criação do projeto arquitetônico; a agência de publicidade OpusMúltipla que criou a campanha; empresas de comunicação com apoios de mídia gratuitos para veiculação de materiais de divulgação; fornecedores para produção gratuita de itens e materiais necessários para divulgação e ações de fidelização, relacionamento e agradecimento durante a campanha; ex pacientes e pacientes com seus depoimentos, imagens e testemunhais; produtoras de áudio e vídeo; vários profissionais do universo da publicidade e da comunicação que contribuíram com o seu tempo, experiência, estrutura e equipamentos para viabilizar peças publicitárias; diretores; fotógrafos; profissionais de apoio e  pessoas físicas e jurídicas que estão se mobilizando para contribuir.  

Os personagens da campanha são pacientes que realizaram o transplante de medula óssea e que permaneceram nos espaços de TMO da APACN e hoje podem realizar muito do que sonharam um dia.

A divulgação começou no início desse mês na rede social da APACN e em todo o Estado do Paraná através de veículos de comunicação.

Uma página para arrecadar as contribuições foi criada para que todos possam acessar e contribuir: www.salvasonhos.org

De acordo com a presidente da APACN, Mariza Del Claro, a instituição precisa arrecadar 2 milhões de reais para conseguir construir os novos leitos de TMO e que além da página que foi criada para arrecadar, estarão se reunindo com vários empresários e grupos para apresentar o projeto e buscar doações. Reforçou ainda que a campanha só encerra quando a contarem com o valor necessário ao projeto #SalvaSonhos.

Sobre a APACN:

A Associação de Apoio à Criança com Câncer (APACN) é uma instituição sem fins lucrativos em atuação há 34 anos, com a missão de apoiar crianças de todo o Brasil, para realizar o tratamento do câncer em Curitiba. Nesse período, recebem hospedagem, alimentação, educação, atendimento odontológico, transporte, suporte de equipe multidisciplinar composta por psicóloga, nutricionista e assistente social. Contam com espaços como brinquedoteca, oficinas de artesanato, sala de televisão, capela e anfiteatro. Os pacientes que realizam transplante de medula óssea permanecem em apartamentos especiais, lúdicos e confortáveis, chamados de TMOs (Transplante de Medula Óssea) para garantir o êxito do procedimento realizado pelo paciente. Todo esse suporte é sem custos e pelo tempo necessário para a realização do tratamento. A APACN também possui o Ambulatório Menino Jesus de Praga, que é o local de atendimento de crianças de Curitiba e Região Metropolitana que não necessitam ser internadas, e que são encaminhadas pelo Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e também com o CEGEMPAC – Centro de Genética Molecular e Pesquisa de Câncer em Crianças, para realização de pesquisas. A APACN é auditada pela KPMG. www.apacn.org.br

 

Nossos números:

Em 2017 a instituição fechou o ano com 1.600 hospedagens de pacientes e acompanhantes. Fonte: Serviço Social Casa de Apoio APACN.

 

Serviço:

#SalvaSonhos

Campanha da APACN para construção de 24 novos leitos para pacientes transplantados (medula óssea)

Valor do projeto: 2 milhões de reais

www.salvasonhos.org

Informações: (41) 3024 7475 – Setor de Projetos e Captação da APACN




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login