Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

História e preservação no segundo dia da II SEMANA PARANAENSE DA MEMÓRIA FERROVIÁRIA


História e preservação no segundo dia da II SEMANA PARANAENSE DA MEMÓRIA FERROVIÁRIA

A Segunda noite da II SEMANA PARANAENSE DE MEMÓRIA FERROVIÁRIA, foi conduzida pelo coordenador Kallil Assad e  abriu com a fala da representante da UNIFER - União dos Aposentados e Pensionistas   Ferroviários do Paraná e Santa Catarina, a historiadora  Dra.  GRASIÉLE APARECIDA DA COSTA FERREIRA PETERS, de  Mafra SC que discorreu sobre o tema  “A memória do trabalhador na construção do patrimônio ferroviário”. Dando sequencia o Comandante do 1º Batalhão Ferroviário de Lages SC, Ten. Coronel Engenheiro Cleber Machado Arruda, com a temática: " Aspectos Históricos e a importancia da ferrovia para região Sul".  O 1º Batalhão Ferroviário , mantém, em suas dependências, um espaço cultural na forma de Museu Ferroviário”, onde se  preserva a história do 1º BFv e mantém um rico acervo de documentos, fotos e objetos que remetem a uma época em que o Batalhão singrava pampas e serras levando o som do apito da maria fumaça que anunciava o progresso nos mais longínquos rincões do imenso Sul do Brasil. Das ferrovias existentes na Região Sul, quase a totalidade foi construída pela Engenharia Militar. Com o passar do tempos e a opção do Brasil pelo modal rodoviário, as obras ferroviárias foram deixadas de lado, mas ficou um rico acervo a ser preservado. As peças que compõe o “Museu Ferroviário” foram utilizadas nas construções dessas ferrovias. Além do acervo museológico existente no espaço cultural, há, também, uma filmoteca com películas que mostram a época de ouro das ferrovias no País. O “Museu Ferroviário” é aberto a visitação em horários de expediente, recebe anualmente, cerca de 5.000 mil visitantes mês. 

O trabalho contínuo de preservação histórica realizado pelo 1º BFv, junto ao “Museu Ferroviário”, não só cultiva seus antepassados, como auxilia na formação de jovens e de crianças, mostrando a necessidade de preservar e de conservar os patrimônios públicos de uso comum.  um grande exemplo a ser seguido.

A  II SEMANA PARANAENSE DA MEMÓRIA FERROVIÁRIA, segue até o dia 13, quinta-feira. Confira a programação:

12/09 -  Quarta-Feira – Biblioteca Pública do Paraná – Auditório (Local)
18:00 COMUNICADO - ARQUIVO HISTÓRICO ARCHELAU DE ALMEIDA TORRES HISTORIADORAS CRISTIANE PERRETO E LUCIANE CZELUSNIAK OBRZUT ONO 
18:30 PAINEL DRA. ANDREA MERCALDO DA RUMO LOGISTICA COM A TEMÁTICA: TRENS CULTURAIS EVENTUAIS, COM A PARTICIPAÇÃO DA ABPF- Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. 

13/09- Quinta-Feira  - INSTITUTO HISTÓRICO GEOGRÁFICO DO PARANÁ (Local)
18:00 COMUNICADO - TREM NATALINO 2018
18:30 PALAVRA DO PRESIDENTE ACOLHENDO OS PRESENTES
18:45 ENTREGA DO TROFÉU TIREFOND DE OURO À EMPRESA RUMO LOGÍSTICA.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login