Seja bem vindo
Curitiba,23/04/2024

  • A +
  • A -

Prefeitura de Curitiba lança o “Bom Negócio – Vale do Pinhão”, em parceria com o Sebrae/PR

O programa é voltado para micro e pequenas empresas, convencionais e startups, que serão orientadas para a inovação


Prefeitura de Curitiba lança o “Bom Negócio – Vale do Pinhão”, em parceria com o Sebrae/PR

Foi lançado na noite desta quarta-feira (05), no Teatro Guaíra, o programa Bom Negócio – Vale do Pinhão, uma nova versão do programa de capacitação em gestão empresarial de Curitiba. A cerimônia contou com a presença de empreendedores, autoridades e representantes de entidades parceiras e uma palestra de Valdir Pipoqueiro, que falou sobre o tema Aprender e Empreender para Crescer. A realização do programa é da Prefeitura do município, em parceria com o Sebrae/PR e mais 22 entidades. 

Responsável pela capacitação de mais de 13 mil pessoas de 2005 a 2012, o Programa é voltado a empreendedores de micro e pequenos negócios, convencionais e de alto impacto (startups), que serão preparados para adotar uma nova cultura de negócio voltada à inovação, com uso da tecnologia como aliada do crescimento, adoção de gestões mais modernas, compartilhamento de ideias e a aposta na economia criativa e colaborativa como estratégia de desenvolvimento.  O curso é totalmente gratuito e ocorrerá de setembro a dezembro deste ano. As inscrições vão até o fim deste mês e devem ser feitas no site www.programabomnegocio.com.br.

Nos últimos quatro meses, a reformulação do programa mobilizou vários integrantes do ecossistema de inovação da cidade, que criaram uma nova metodologia para o Bom Negócio. “A construção do novo programa envolveu representantes da Prefeitura, de universidades, de entidades de fomento, especialistas em gestão e coach, empresas, empreendedores e terceiro setor, que se reuniram semanalmente com a finalidade de planejar, fazer ajustes e validar a sua execução. O Sebrae foi uma peça fundamental para o programa, principalmente na primeira etapa de capacitação, essencial para o entender o que é empreender”, destacou Mari Pessin, assessora técnica da Agência Curitiba e coordenadora do Bom Negócio – Vale do Pinhão.

Sandra Trujillo, consultora do Sebrae/PR, contou que a nova versão do programa, que agora se integra ao conceito do Vale do Pinhão, está muito mais acessível. “O Sebrae participou de toda a estruturação, especialmente da etapa na qual o participante é sensibilizado sobre algumas questões fundamentais, como análise do mercado, princípios financeiros básicos, comportamento empreendedor e a importância de um plano de negócios.”

Rotas

O programa terá uma jornada de 86 horas, com “rotas” presenciais e a distância (EAD). Na Rota 1, de 16 horas, serão abordados temas como planejamento, mercado e finanças.  Esta rota é à distância e todos os alunos precisarão passar por ela. A Rota 2 é composta por EAD (14 horas) e workshops, que ocorrerão no Engenho da Inovação, sede da Agência Curitiba. A Rota 3, de 56 horas, é presencial e terá sete encontros temáticos. Os encontros presenciais ocorrerão em espaços das instituições parceiras em vários pontos da cidade.

Após concluir o programa, o empreendedor receberá um certificado contendo três selos: Pinhão, Araucária e Gralha Azul, cada um representando uma etapa de formação e a evolução do empreendedor no programa. A formatura da primeira turma do Bom Negócio – Vale do Pinhão irá ocorrer no início de dezembro.

Mentorias

Além disso, o  Bom Negócio – Vale do Pinhão irá aproximar os empreendedores inscritos no programa, instituições e profissionais de renome e grande expertise em diversas áreas do conhecimento. Ao longo da jornada, o empreendedor poderá realizar mentorias com cerca de 100 “padrinhos”, inscritos no programa, recebendo orientação para melhoria do negócio, assim como, contará com o apoio dos mentores para acompanhar o desenvolvimento da micro e pequena empresa e oferecer aconselhamento para os problemas do dia a dia. A mentoria já poderá ser requerida, no site do programa, a partir da Rota 2.

Valdir Pipoqueiro falou sobre o tema Aprender e Empreender para Crescer, durante o lançamento do programa Bom Negócio  - Vale do Pinhão, no último dia 5/9, em Curitiba.  Foto: Luis Felipe Miretzki

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece emwww.sebraepr.com.br/umpassoafrente




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login