Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Como convencer o investidor brasileiro sobre a rentabilidade das startups?

Representantes das startups Olist, Phonetrack, Pipefy e Ebanx debateram o assunto durante o Geek City 2018; no Startup Lab, 14 empresas divulgaram seus modelos de negócio


Como convencer o investidor brasileiro sobre a rentabilidade das startups?

“Como fazer o empresário brasileiro enxergar esse mercado de startups e tecnologia como rentável?” Esse foi um dos principais questionamentos levantados pela presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi, durante o Geek City 2018. O maior evento de tecnologia e cultura pop do Sul do país ocorreu em Curitiba (PR), de 31 de agosto a 02 de setembro, e reuniu representantes das startups Olist, Phonetrack, Pipefy e Ebanx para falar sobre os desafios e sucessos do mercado brasileiro.

Na opinião do Head of Design do Olist, Amilton Longo Paglia, o tempo de espera pelo retorno do investimento ainda é um problema para os brasileiros. “Não é um caso de dois anos. Acho que ainda falta maturidade, mas estamos caminhando para o encontro de interesses”. O ponto de vista foi reforçado pelo Enterprise Account Executive da Pipefy, Felipe Sholz. “Oferta de investimento tem. O que se busca é a conciliação de ideia e negócios. É preciso alinhar expectativas para que o investimento de alto risco comece a ser mais comum no Brasil”.

Segundo a Head of Account Management & Merchant Services do Ebanx, Aline Carvalho, para conquistar a confiança do investidor, os resultados precisam ser apresentados de forma constante. “Entregamos um pouco da velocidade esperada porque tornamos visível o resultado o tempo inteiro. Mas também conseguimos mostrar que o negócio precisa ser rentável em longo termo, precisamos ter estabilidade para que as coisas não desmoronem”, avaliou.

A criação de um ambiente de negócios mais favorável para as startups, que conecte idealizadores e investidores, também é primordial, conforme destacou o fundador e Chief Techonology Officer (CTO) da Phonetrack, Marcio Conceição. Em Curitiba, a Prefeitura Municipal criou o Vale do Pinhão – um ecossistema de inovação composto por universidades, incubadoras e fundos de investimento. “Criando uma comunidade, um ambiente como esse, as ideias surgem e os profissionais conseguem encontrar investidores”, disse.

Startup Lab

O empreendedorismo ocupou espaço especial na programação do Geek City 2018. No Startup Lab, 14 empresas divulgaram suas ideias, modelos de negócios e produtos durante os três dias de evento. Entre as expositoras, estava a Pli.Pag – uma plataforma de gestão de mensalidades que ajuda empresas que precisam cobrar os mesmos clientes todos os meses a simplificar processos.

“Percebemos que esse mercado de serviços offline de cobrança de mensalidades era muito mal atendido. Iniciamos o planejamento no ano passado e lançamos em janeiro de 2018. Desde então já temos mais de 100 clientes entre escolas, cursos livres e outros prestadores de serviços”, explicou o fundador e Chief Marketing Officer (CMO) da Pli.Pag, Guilherme Bento.

Ainda mais nova que a Pli.Pag, a Kryptag está no mercado desde abril deste ano. A startup criou uma plataforma para registrar animais domésticos que vincula os dados a um microchip implantado no animal. O que diferencia o serviço de outros que já existem é a facilidade de leitura e acesso ao banco de dados. “Os chips convencionais dependem de um leitor muito caro e poucas clínicas veterinárias e pet shops têm esse equipamento. O nosso microchip pode ser escaneado com o celular”, explicou o fundador da Kryptag, Vinicios de Morais.

Quando um animal é escaneado, o app notifica o dono e informa a localização do celular que efetuou o registro. O sistema permite ainda a inserção do histórico veterinário, de vacinas, entre outras

informações. “A plataforma está em fase de testes. Até novembro ou dezembro vamos distribuir tags gratuitamente para testar e corrigir possíveis erros”, explicou o também fundador da Kryptag, João Novochadlo.

Sobre o Geek City

O Geek City é o maior evento de tecnologia e entretenimento do Sul do país, marcado para acontecer em 31 de agosto, 1 e 2 de setembro. Ao longo de três dias, os fanáticos por cinema, séries, games e quadrinhos terão acesso em primeira mão a tudo o que acontece de melhor nesse mercado, conferindo painéis sobre os mais variados temas, torcendo e até participando dos torneios de jogos competitivos, encontrando criadores de conteúdo e vendo personalidades bem de perto




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login