Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Segunda Semana Paranaense da Memória Ferroviária

Organizadores anunciam o ganhador do prêmio “Tirefond de Ouro”

A Biblioteca Pública do Paraná promove, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e o Centro de Memória da Lapa, a segunda semana paranaense da memória ferroviária. O evento acontece entre os dias 10 e 13 de setembro na Biblioteca e no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, com entrada gratuita. Neste ano a semana tem como tema o cinquentenário da ferrovia Tronco Principal Sul.

Criado no evento do ano passado o prêmio “Tirefond de Ouro” é um reconhecimento para aqueles que efetivamente contribuíram de forma decisiva para a preservação da memória ferroviária. “A comissão organizadora foi unânime na decisão em conferir esta honraria a empresa de logística RUMO, concessionária da ferrovia, pela promoção do “Trem natalino” e incentivo a volta dos passeios de turismo férreo nos três estados do Sul”, nos conta Márcio Assad, do Centro de Memória Ferroviária da Lapa. Assad que é um dos coordenadores do evento, ressalta que a volta do trem da Lapa, por exemplo, foi um dos fatos mais importantes para a área do turismo no Paraná dos últimos 20 anos e na sequência os passeios de grande sucesso em Ponta Grossa nos Campos Gerais, vieram a confirmar a importância deste resgate. Seguindo para Sul, Lages e Vacaria, foram a consolidação de um projeto, que veio para ficar”, nos conta Assad que enfatiza: “O evento também será uma grande oportunidade, para os municípios , associações de prefeitos , consórcios municipais, que possuem projetos ferroviários de passeios com trens eventuais comemorativos, serem esclarecidos de quais os tramites devem ser seguidos e avaliados para suas realizações, pois estaremos com a presença dos profissionais mais experientes do país na área e os parceiros ABPF e RUMO, que são os responsáveis pela operacionalização dos projetos e os tem realizado com maestria”, ressalta o coordenador. Portanto finaliza, ninguém mais qualificado no momento que a Rumo para ser a primeira agraciada com esta importante honraria.

A abertura da semana acontece às 17h30 da segunda-feira (10) no auditório da BPP, com o lançamento do livro Memórias de estação: vida e sentimento nos trilhos do trem da pesquisadora Viviane Caliskevstz. Abaixo, confira a programação completa.

O evento terá hora do conto especial com a temática ferrovia, palestras, lançamento de livro, exposições e certificação, para se inscrever acesse o site:

https://bit.ly/2AZwXbC

Programação:

10/09

17h30 (auditório da BPP)

Lançamento do livro Memórias de estação: vida e sentimento nos trilhos do trem, de Viviane Caliskevstz

18h (auditório da BPP)

Abertura

18h30 (auditório da BPP)

Palestra com o Dr. Paulo Roberto Hapner : Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

11/09

18h (auditório da BPP)

Comunicado — Unifer - Somos passado? A memória do trabalhador na construção do patrimônio ferroviário. Palestrante - Grasiéle Aparecida da Costa Ferreira Peters

18h30 (auditório da BPP)

Palestra com o comandante do 1º batalhão ferroviário Ten. Cel. Eng. Cleber Machado Arruda, com a temática “Aspectos históricos e a importância da ferrovia para a região Sul”.

12/09

18h (auditório da BBP)

Comunicado — “Arquivo histórico Archelau de Almeida Torres”, com as historiadoras Cristiane Perreto e Luciana Czelusniak Obrzut Ono

18h30 (auditório da BPP)

Painel com a Dra. Andrea Mercaldo da Rumo Logística com a temática “Trens culturais eventuais”

13/09

18h (Instituto Histórico Geográfico do Paraná)

Comunicado — Centro de Memória da Lapa, com Márcio Assad

18h30 (Instituto Histórico Geográfico do Paraná)

Palavra do presidente acolhendo os presentes

18h45 (Instituto Histórico Geográfico do Paraná)

Entrega do troféu Tirefond de Ouro á empresa RUMO Logística.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login