Seja bem vindo
Curitiba,28/03/2024

  • A +
  • A -

Cardiologista do Hospital Santa Cruz participa de congresso no México sobre prevenção de tromboembolismo venoso

Evento reuniu reconhecidos profissionais da área na América Latina


Cardiologista do Hospital Santa Cruz participa de congresso no México sobre prevenção de tromboembolismo venoso

O médico cardiologista do Hospital Santa Cruz de Curitiba-PR, Dr. Valdir Lippi Junior, participou do VTE Safety Zone Meeting Latin America, na Cidade do México, no final de julho. O evento reuniu os principais profissionais no campo de prevenção de tromboembolismo venoso da América Latina e é o principal palco de discussão de novos protocolos e atualizações científicas na área.

 

Os conteúdos são focados principalmente na área Clínica, Cirúrgica e Oncológica, especialidades na quais a trombose venosa é mais frequente. “Participar do evento é uma ótima oportunidade de compartilhar as práticas positivas que temos no Hospital Santa Cruz e de trocar experiências com profissionais de referência”, afirma o cardiologista.

 

O Hospital Santa Cruz é referência em prevenção de trombose venosa devido ao seu alto índice de avaliação de risco e prescrição de medidas preventivas, incluindo terapias medicamentosas. “Estamos de acordo com as metas internacionais de prevenção. Considerando que a doença é uma das mais frequentes e letais, estamos na vanguarda de Curitiba em relação à segurança do paciente neste segmento”, finaliza.

 

Protocolo TEV

O Tromboembolismo Venoso (TEV), mais conhecido como trombose, é uma das complicações mais comuns em pacientes internados. Isso acontece porque ela atinge principalmente pessoas com restrições de mobilidade. “O paciente passa a ficar mais tempo deitado ou sentado e, com isso, consequentemente há uma diminuição na velocidade do fluxo sanguíneo, especialmente dos membros inferiores”, explica o Dr. Valdir Lippi Junior. “As pernas podem apresentar inchaço, endurecimento e vermelhidão local, além de dor, especialmente nas panturrilhas”, explica. Pacientes que tenham sofrido infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e câncer, também têm maior predisposição à doença, principalmente em longos períodos de internamento.

 

Com o objetivo de garantir a segurança dos pacientes durante o período de internamento, o Hospital Santa Cruz conta com uma equipe responsável pelo Protocolo TEV e com uma série de ações para combater e prevenir a trombose em pacientes hospitalizados. “Médicos, farmacêuticos clínicos, enfermeiros e fisioterapeutas formam a equipe multidisciplinar que vai cuidar para que as chances de o paciente ter esse problema sejam minimizadas”, explica Lippi.

 

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR). É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login