Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Projeto que estimula o debate sobre as cidades inteligentes entre as crianças chega à quarta edição

Até o dia 28 de novembro, o projeto iCities Kids deve receber 60 crianças do ensino público municipal semanalmente; até agora já foram mais de 3 mil estudantes atendidos pelo projeto


Projeto que estimula o debate sobre as cidades inteligentes entre as crianças chega à quarta edição

Explicar noções sobre o que é uma cidade inteligente e ensinar diversos aspectos relacionados à mobilidade, educação no trânsito, tecnologia e sustentabilidade. Esse é o objetivo do iCities Kids, projeto educativo que chega à sua quarta edição.

Durante todas as quartas-feiras até o dia 28 de novembro, estudantes do ensino público municipal de Curitiba poderão conhecer como é uma mini cidade inteligente em uma estrutura montada no IBQP (instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), no bairro Jardim Botânico. A iniciativa é da empresa iCities, empresa pioneira em soluções para cidades inteligentes e que promoveu neste ano o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira da FIRA Barcelona; maior evento de cidades inteligentes do mundo.

A cada semana são recebidos no local alunos entre 6 e 11 anos de escolas municipais de Curitiba, totalizando 17 encontros até o final do ano. As crianças se dividem em quatro grupos que se revezam entre quatro diferentes oficinas: educação no trânsito, gestão de resíduos, energias renováveis e tecnologia e robótica, que inclui ensinamentos sobre Internet das Coisas. Diversos valores como cidadania, reciclagem, consumo consciente, mobilidade inteligente, responsabilidade social também são trabalhados com as atividades desenvolvidas.

“Acreditamos que a sensibilização das crianças é o primeiro passo para se ter cidadãos conscientes e transformadores nas cidades em que vivem”, afirmam os sócios fundadores do iCities; André Telles e Roberto Marcelino.

Todos os conteúdos educativos relacionados a esses assuntos são transmitidos aos alunos antes e depois da visita à mini cidade inteligente, em conjunto com um material didático complementar. Além disso, todos eles recebem um certificado de participação.

Segundo Erica Elisa Nickel, coordenadora do iCities Kids, o projeto traz aprendizados que não fazem parte do currículo tradicional e poderão ser de grande utilidade para a discussão de problemas atuais e futuros presentes no mundo.

“As crianças têm acesso a um conteúdo diferenciado, baseado no conceito de smart cities, aprendendo de maneira lúdica sobre realidades do seu dia adia e de tecnologias que fazem ou farão parte da sua vida cotidiana. Muito do que elas aprendem no iCities Kids não é trabalhado no currículo habitual da escola, por isto o Projeto agrega informações, ensina atitudes saudáveis e comportamentos sustentáveis, além de ter um forte viés social”, afirma Erica, que é especialista em trânsito e mobilidade urbana, pedagoga formada pela UFPR com Mestrado em Educação pela PUC-PR.

O projeto, que começou em 2016, já atendeu mais de 3 mil crianças ao todo. Também já foram realizadas edições itinerantes de curta duração, além de uma edição fixa em Cuiabá, no Mato Grosso.

O iCities planeja expandir o projeto para as escolas particulares de Curitiba, realizar colônias de férias e tem interesse em ampliar seu funcionamento para todos os dias da semana. Assim, a meta seria chegar a 7 mil crianças atendidas por ano.

O projeto tem patrocínio da Copel, Ensolab, FiscalTech, ICI - Instituto das Cidades Inteligentes e é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, órgão da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Sobre o iCities

O iCities é uma empresa de projetos e soluções na temática de cidades inteligentes, fundada em 2011, quando a discussão começava a emergir globalmente. Idealizadores de diversos fóruns e projetos educativos do segmento, além de consultorias e soluções “smart” para o setor público e privado.  

A empresa é responsável por trazer para o Brasil o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento mundial de cidades inteligentes, único com a chancela da FIRA Barcelona, que acontece anualmente na capital da Catalunha. A segunda edição já possui data marcada para os dias 21 e 22 de março de 2019. Site: www.icities.com.br




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login