Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Você conhece o Dalai Lama?

  • Dalai Lama não é um nome

Assim como na religião católica existem diversos Papas, o budismo tibetano possui Dalai-Lamas ao longo da história. Formados pela escola Gelug, eles têm a função de dirigir o Tibete como um Estado religioso, governado pelo próprio sacerdote. Atualmente, quem rege a função é o Tenzin Gyatso, 14º Dalai Lama.

 

  • Nomeado aos 16 anos

O atual Dalai-Lama subiu ao trono dourado de Lhasa aos 16 anos, em novembro de 1950, para assumir o posto supremo, tanto político como religioso. Porém, desde os 25 anos, está exilado na Índia, quando a China ocupou o Tibete. Do exílio, o Dalai Lama divide seu tempo entre orientar espiritualmente os tibetanos e tentar articular pacificamente a libertação do Estado, propagando pelo mundo ensinamentos budistas e a causa tibetana.

 

  • Reencarnações

Os budistas tibetanos acreditam numa espécie de renascimento na qual nossa essência se dirige para outra forma de vida pré-determinada pelos méritos da vida anterior. A linhagem especial dos tulkus (à qual pertence o Dalai Lama) possui o direito (e o dom) de saber em que circunstâncias o renascimento vai ocorrer.

  • Fim da linhagem

Recentemente, Tenzin Gyatso declarou que seria melhor acabar com a tradição agora, uma vez que não há como garantir que seu sucessor será “o renascido”, já que agora o governo chinês, que em 1959 anexou de forma violenta o Tibete, quer ele mesmo decidir quem será o 15º.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login