Seja bem vindo
Curitiba,18/04/2024

  • A +
  • A -

Microcirurgia reconstrutiva pode auxiliar pacientes com lesões no plexo braquial


Microcirurgia reconstrutiva pode auxiliar pacientes com lesões no plexo braquial

Formado por um conjunto de nervos, o plexo braquial é uma rede de nervos responsável pela comunicação da medula espinhal com o ombro, braço e mão. Lesões nessas estruturas podem causar dor, perda de sensibilidade e, em casos mais graves, paralisia parcial ou total dos membros superiores. O tratamento é constituído por fisioterapia, acompanhamento clínico e cirurgia. Na maioria dos casos são lesões graves que geralmente resultam de acidentes automobilísticos ou moto ciclísticos podendo deixar o membro paralisado total ou parcial, com perda de função e sensibilidade de forma definitiva.

 

Segundo a especialista em Cirurgia da Mão & Microcirurgia, a médica ortopedista do Hospital Santa Cruz de Curitiba-PR, Dra. Marcela Penna, esta lesão pode estar presente tanto em adultos como em crianças. “As lesões normalmente são causadas por trauma, como em um acidente de moto ou durante dificuldades no momento do parto, e em raros casos estão relacionados a tumores do plexo. Procedimentos cirúrgicos como enxertos nervosos, transferências nervosas ou transferências musculares podem ajudar a restaurar a função, porém a existência da sequela é definitiva. Nos casos mais graves, aonde a reconstrução dos nervos não foi realizada no momento adequado ou que a mesma não funcionou no esperado, é possível recuperar alguma função do membro utilizando técnicas de microanastamoses vasculares” na realização de transplantes musculares.

 

Em julho, a especialista visitou o Chang Gung Memorial Hospital, em Taiwan – referência mundial em microcirurgia reconstrutiva. A divisão de lesão de plexo braquial e lesões de nervo periférico é coordenada pelo médico Dr. David Chuang, um dos maiores especialistas da área no mundo. “Realizei um estágio de duas semanas, focado nas lesões do plexo braquial e de nervos periféricos e suas sequelas. Foi uma grande experiência, que acrescentou muito ao desenvolvimento do meu trabalho aqui no Brasil”, destaca Dra. Marcela.

 

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR). É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É referência no serviço de hotelaria em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login