Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

Saúde de Mafra está capacitada para realizar atendimentos seguindo protocolos de enfermagem na atenção básica

O Município foi um dos primeiros a aderir aos protocolos dentro do Estado de Santa Catarina

Os enfermeiros da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Mafra estiveram participando de uma capacitação em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina – COREN-SC, para uso dos protocolos de enfermagem na atenção básica.  

O COREN-SC em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis desenvolveram os protocolos de enfermagem que podem ser implementados nos Municípios interessados em aderir ao termo. O Município de Florianópolis trabalha com estes protocolos desde 2013, o que reforça que os mesmos já são utilizados na prática e com boa aceitação da população, além de constante atualização e avaliação pelo Conselho e pelas equipes dentro do município.

Os protocolos são validados pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, dentro da Lei nº 7498 de 25 de junho de 1986 que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem. O termo de adesão aos Protocolos de Enfermagem foi assinado pela Secretaria de Saúde de Mafra em maio deste ano, ressaltando que o Município foi um dos primeiros a aderir aos protocolos.

 

Benefícios

Segundo a Secretária de Saúde Jaqueline Fátima Previatti Veiga “através dos protocolos, é possível que um profissional de enfermagem capacitado faça o atendimento e a prescrição de algumas medicações presentes nesses protocolos, através da consulta de enfermagem, também regulamentada pela Lei acima citada. O que se espera é uma melhor resolutividade através da assistência multiprofissional e da integralidade do cuidado aos nossos pacientes”. A secretária ainda ressaltou que “muitas vezes a equipe de enfermagem realiza o primeiro atendimento do paciente e tem a capacidade de resolver a maioria dos problemas, possibilitando assim a diminuição no tempo de espera e resolução mais rápida dos fluxos de serviço para atendimentos básicos”.

 

O que são protocolos de enfermagem?

De acordo com o Ministério da Saúde, os protocolos são “materiais técnicos que servem como guia ao trabalho das equipes de saúde em todo o Brasil. Os protocolos são subsídios indispensáveis à tomada decisão no cotidiano da atenção à saúde, favorecendo que de norte a sul do país os profissionais contem com diretrizes harmônicas e explorem o potencial de toda a equipe de Atenção Básica na promoção do cuidado integral. Os Protocolos da Atenção Básica têm abrangência nacional, por isso pode ser adotado na íntegra ou adaptado pelos gestores estaduais e municipais conforme as necessidades e particularidades regionais”.

Segundo a secretaria, Mafra está capacitada para atender nos seguintes protocolos:

·       1º Hipertensão, Diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares;

·       2º Infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse em saúde coletiva (Dengue/Tuberculose);

·       3º Saúde da mulher, acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos da vida;

·       4º Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto.

A Secretária da pasta ressaltou que “a capacitação e treinamento desses profissionais serão contínuos, para atender a esses e outros protocolos que estão por vir”, concluiu. Segundo informações da secretaria, a partir da semana que vem as farmácias das unidades de saúde e particulares poderão estar dispensando as medicações específicas desses protocolos.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login