Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

Emagrecer e a manter-se magro, um trabalho para o cérebro

Nutricionista e coach de emagrecimento consciente aplica técnicas de reprogramação mental para perda de peso

Mestre em Antropologia, a nutricionista e fitoterapeuta paranaense Andréia Cambuy foi buscar nessas três áreas do conhecimento a chave para orientar o emagrecimento consciente e permanente de seus pacientes. Com base nos princípios da neuroplasticidade do cérebro, capaz de ser reprogramado para mudar comportamentos, Andréia propõe uma nova forma de relacionamento com os alimentos e os hábitos ligados à hora da refeição.

Conheça Julia Chitara


“Eu me perguntava porque alguns pacientes não conseguiam perder todo o peso que queriam e, além disso, voltavam a engordar com facilidade, mesmo com toda a informação que recebiam. Essa angústia me levou a estudar aspectos psicológicos e sociais do comportamento alimentar e a perceber como os hábitos adquiridos desde a infância e as crenças limitantes sobre a comida sabotavam as melhores dietas”, conta Andréia.

Compreender esse mecanismo faz toda a diferença. É a partir da consciência sobre o funcionamento da mente que a coach orienta para a mudança de hábitos, de atitudes e até mesmo de pensamentos. “Mudar é possível. Convicções fortalecedoras podem auxiliar a ser mais forte do que o desejo por um sorvete, por exemplo. As técnicas de coaching ajudam as pessoas a definirem objetivos, metas e métricas, e a se comprometerem com uma nova programação mental. O sobrepeso vai embora para sempre quando a gente assume esse compromisso com a saúde física e mental”, explica.

As recompensas chegam rapidamente para quem associa emagrecimento e coaching. A palavra em inglês define um treinamento, isto é, um processo contínuo de assessorias que produz mudanças positivas e duradouras em curto espaço de tempo, de forma efetiva e acelerada. O coaching busca tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória e vem sendo aplicado em todas as áreas do desenvolvimento humano.

“No caso do emagrecimento consciente, o coaching utiliza diversas ferramentas que ajudam a definir as metas e manter-se empenhado em cumpri-las. Com a ajuda do profissional coach e de uma dieta definida, a pessoa se torna agente de seu processo de perda de peso”, acrescenta Andréia.

A coach trabalha preferencialmente com reeducação alimentar e com a dieta “low carb”, expressão em inglês que se popularizou no Brasil e que significa literalmente baixa ingestão de carboidrato.

Os resultados aparecem rapidamente. A própria nutricionista emagreceu dez quilos e mantém-se no peso desejado. Manter-se magro, aliás, é outra vantagem do processo de reprogramação cerebral. Estudos mostram que o corpo precisa de cinco anos de peso estável para “memorizar” a forma ideal. Sem mudança de comportamento, isso não é possível.

As técnicas de coaching são desenvolvidas a partir de encontros semanais no consultório de Andréia. Mas para atender pessoas que não moram em Curitiba ou que não dispõem de muito tempo, a nutricionista criou o programa Mente Leve. “O Mente Leve é um programa on line que direciona ferramentas de coaching para mudar os pensamentos e emagrecer pela consciência. Toda a comunicação ocorre em grupos de Facebook e os resultados também são muito bons”, explica.

Em lives pelo Face e pelo canal no Youtube, Andréia orienta sobre emagrecimento e apresenta receitas práticas. Alguns dos temas mais populares são “como saborear cada fatia de um doce”, “como eliminar a compulsão por açúcar”, “como aproveitar o fim de semana sem engordar?”, “dicas para viajar com a mente leve”, “é possível viver sem trigo e com alimentos mais saudáveis” e “aprendendo a lidar com o stress e a ansiedade”.

Divisor de águas

A professora e artesã Beatriz Reis Graeml Abdalla, a Bia, perdeu 19 quilos em cinco meses e há quatro vem mantendo o mesmo peso. Ela diz que a coach Andréia Cambuy representa um “divisor de águas” em sua vida. “Já tinha tentado várias dietas e vários programas de emagrecimento antes, sem nenhum resultado. Nunca fui exatamente uma pessoa obesa, porém após quatro gestações acabei acumulando quilos extras, o que piorou depois de um tratamento médico à base de hormônios e corticoides.”

Com o coaching de emagrecimento saudável, Bia descobriu que perder peso pode ser prazeroso. “Não precisamos deixar de comer o que gostamos, apenas entender que tudo tem sua hora e sua quantidade. A Andréia nos dá todas as ferramentas necessárias para que possamos perder peso e medidas sem perder saúde e sem perder a vontade de sair e comer com os amigos e familiares.”

Sobre Andréia Cambuy

Andréia Cambuy, coaching em Emagrecimento Consciente, é nutricionista e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná, além de especialista em Fitoterapia. Desenvolveu o programa Mente Leve para orientar o emagrecimento dos pacientes, de forma individual ou em grupo, com base na reprogramação mental, a partir dos princípios da neuroplasticidade do cérebro. É professora de pós-graduação, palestrante e ministra cursos, com orientação terapêutica que inclui receitas funcionais e fitoterápicos. Também mantém canais de informação no Youtube (Andréia Cambuy) e no Facebook (@andreiacambuycoach).




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login