Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Fundação Copel comemora bons resultados do programa de controle da diabetes

O CuiDar é uma das principais frentes de atuação da medicina preventiva da Fundação Copel e já atende beneficiários em onze cidades no Paraná

Hoje no Brasil, mais de 12 milhões de pessoas são diabéticas, de acordo com um estudo de 2017 da International Diabetes Federation (IDF). Dados ainda revelam que dois terços das pessoas que têm diabetes são de áreas urbanas e estão em idade ativa (327 milhões) e que 12% das despesas globais de saúde são gastas com a doença.

Com base nesses números e na preocupação com a qualidade de vida de seus beneficiários, a Fundação Copel, instituição fechada de previdência complementar sem fins lucrativos que administra planos de previdência e de saúde, lançou há um ano o CuiDar – Programa de Controle do Diabetes, que tem um público de mais de 780 diabéticos.

Segundo Lindolfo Zimmer, presidente da Fundação Copel, o resultado está sendo muito satisfatório. "Vejo que as pessoas estão bem felizes em perceber que estão no controle da doença, e isto é extremamente positivo. Como a diabetes não tem cura, nosso objetivo está sendo cumprido", avalia.

O CuiDar consiste em encontros mensais, com grupos entre 30 e 40 pessoas, quando os beneficiários trocam experiências e recebem orientação. Além disso, contam com atendimentos individuais e rotineiros de enfermeiro, nutricionista, psicólogo e educador físico para que pratiquem o autocuidado. O programa que iniciou no interior do Paraná, já está presente em dez cidades, entre elas Cascavel, Maringá, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco, Umuarama, Guarapuava, Apucarana e Paranaguá e Paranavaí. A previsão é que até o fim do ano pelo menos 20 cidades sejam atendidas.

Em Cascavel e Maringá, onde foi implantado inicialmente, já exibe resultados excelentes. Nas duas cidades, os grupos apresentaram melhoras no exame de hemoglobina glicada (exame que mede a quantidade de glicose no sangue e auxilia no controle e diagnóstico da diabetes) e redução no índice de massa corporal. "Como nosso objetivo é sempre o controle da doença, é fundamental que as pessoas entendam a importância da boa alimentação, da prática de exercícios físicos e também do controle diário da sua glicose. E estamos conseguindo isso", comemora Zimmer.

Multiprofissionais especializados

A equipe de assistência do CuiDar foi pensada para o melhor atendimento dos pacientes. O enfermeiro realiza exame do pé para identificar precocemente alterações que possam gerar riscos de agravamento, se não forem tratadas no início. Além disso, verifica se a pessoa está tomando os remédios adequadamente, orienta sobre os cuidados com a automedicação, com a pele e quais os primeiros socorros em crises de hipo e hiperglicemia.

A nutricionista orienta sobre o equilíbrio do índice glicêmico durante o dia e entre as refeições, adequa a dieta e orienta sobre os alimentos no dia a dia. O psicólogo auxilia na aceitação e convívio diário com a doença para evitar depressão, angústia e isolamento social. E o educador físico alerta sobre a importância da prática esportiva e orienta sobre os exercícios adequados para cada paciente.

"Trata-se de um trabalho amplo e completo. A aceitação é incrível e a satisfação dos participantes é evidente. Apoiam-se uns aos outros e é visível o otimismo em relação ao controle da doença e em relação ao programa que estimula estes cuidados", finaliza Zimmer

Sobre a Fundação Copel

Criada em 1971, a Fundação Copel de Previdência e Assistência Social é uma entidade sem fins lucrativos e com expertise na administração de planos previdenciários. Oferece cobertura médica, hospitalar, odontológica e farmacêutica, contempladas por meio de uma rede de parceiros credenciados. São mais de 41 mil pessoas atendidas, entre ativos, aposentados, pensionistas e dependentes. É a 13ª. colocada no ranking dos maiores fundos de pensão associados à Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), que engloba cerca de 250 fundos de pensão em todo o Brasil.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login