Seja bem vindo
Curitiba,23/04/2024

  • A +
  • A -

Metodologia híbrida atrai mais de quatro mil futuros engenheiros para as salas de aula

Cursos de Engenharias da EAD Unicesumar encerram primeiro módulo com 89% de aprovação pelos alunos


Metodologia híbrida atrai mais de quatro mil futuros engenheiros para as salas de aula

O primeiro semestre deste ano terminou diferente para mais de quatro mil alunos universitários de 12 estados brasileiros, que em março passado iniciaram o primeiro módulo nos cursos de Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e de Produção da Educação a Distância da Unicesumar. Graças à flexibilização dos horários, aos valores mais acessíveis das mensalidades e à estrutura de laboratório e apoio implantada em 39 polos de EAD da Unicesumar, esses jovens estão realizando o sonho de fazer um dos cursos de nível superior mais disputados no país.

Segundo o último Censo da Educação Superior relativo a 2016, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o Brasil atingiu a marca de 7,3 milhões de alunos matriculados em um curso de graduação. No ranking dos cursos que possuem o maior número de alunos, Direito ocupa o primeiro lugar, com mais de 860 mil estudantes. Na sequência, estão os cursos de Administração (mais de 710 mil), Pedagogia (mais de 670 mil) e Engenharia Civil (com mais de 360 mil).

“O curso é muito mais acessível financeiramente, o que tornou possível estudar. Além disso, posso trabalhar para custear as despesas e cursar duas matérias por vez, dentro de um determinado tempo, sem mudar radicalmente a minha rotina”, comemora Nikolas Matheus (18), aluno de Engenharia Mecânica. Segundo ele, foi a metodologia híbrida da EAD Unicesumar que propiciou a oportunidade de fazer um curso de qualidade comprovada e com experiência prática garantida.

metodologia híbrida dos cursos de Engenharia da EAD Unicesumar reúne o melhor da Educação a Distância com o melhor do Ensino Presencial, oferecendo aos alunos aulas em laboratórios reais, com acompanhamento de perto, e salas de aula invertidas, onde o aluno exerce o protagonismo no processo de aprendizado. “E o material didático entregue no primeiro dia de aula é um grande facilitador para o meu estudo. Os livros possuem tecnologia avançada de realidade aumentada que torna o estudo mais estimulante”, destaca o estudante.

A metodologia híbrida também abriu as portas do ensino superior para Rodrigo Lopes Silva (31), aluno de Engenharia de Produção. O estudante, que buscava custo reduzido e a conciliação com outras atividades, também precisava otimizar o tempo. Além da faculdade, ele trabalha em uma refinaria de óleos vegetais, como técnico de produção, e faz curso técnico de eletromecânica. “É muito corrido e cansativo, mas está sendo possível conciliar bem o curso com a minha rotina. Na noite de segunda-feira, assisto às aulas online e na quarta, tem presencial. Na terça, quinta e sexta, faço as minhas atividades”, explica Silva.

De acordo com a coordenadora geral de Metodologias Ativas e Cursos Híbridos da Unicesumar, Thuinie Daros, o mercado atual tem exigido engenheiros líderes, que desenvolvam trabalhos em grupo e tenham habilidades comunicativas. Por isso, o espaço criado pela Unicesumar para os cursos de Engenharias possui sala de aula invertida, onde são aplicadas metodologias ativas, e laboratório para atividades práticas em equipe. “Hoje, o mercado possui novos modelos de negócios e exige novas formas de pensar e conviver. Desta forma, as metodologias ativas têm possibilitado a formação de futuros profissionais para a solução de problemas em um mundo globalizado”, explica.

Para Thuinie, é fundamental proporcionar experiências práticas para que os estudantes alcancem sucesso no mercado de trabalho e, segundo ela, a metodologia híbrida tem esta competência, com um ou dois encontros presenciais nos polos de EAD.

Unindo teoria e prática, no mês passado, os estudantes das Engenharias da modalidade híbrida da EAD Unicesumar participaram já no primeiro módulo do curso da 1ª Competição Nacional do Marshmallow Challenge. O desafio foi construir uma torre com fios de espaguete, barbante, fitas adesivas e um marshmallow. “É este tipo de prática que também aplicamos na metodologia híbrida, das habilidades comunicativas e do trabalho em equipe, para atingir objetivos e o exercício da liderança”, destaca a coordenadora.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login