Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Apesar das dificuldades para empreender no país, empresas brasileiras podem (e devem) atuar no mercado global

Em encontro do Comitê de Tecnologia e Inovação da Amcham Curitiba, o CEO da HAG Consulting & Ventures, Rodrigo de Alvarenga, comentou sobre desafios e oportunidades para empresas nacionais que querem atingir mercados estrangeiros


Apesar das dificuldades para empreender no país, empresas brasileiras podem (e devem) atuar no mercado global

A competitividade é um ponto sensível em todos os debates sobre o empreendedorismo no Brasil. A realidade do país é de menos produtividade e competitividade, mesmo quando comparada à de outros países em desenvolvimento. Em palestra no Comitê de Tecnologia e Inovação da Câmara Americana de Comércio (Amcham-Curitiba), o CEO da HAG Consulting & Ventures, Rodrigo de Alvarenga, não fugiu aos fatos, mas destacou que o momento é também de oportunidades para as empresas dispostas a se reinventar. A venture builder trabalha com análises amplas de negócios, ajustando elementos e processos para que empresas nacionais se tornem aptas a competir em condições de igualdade no mercado global.

Para se preparar para o futuro, Alvarenga destacou que os empreendedores do país têm de esquecer alguns mitos, como “o mercado brasileiro é muito grande, por isso não é necessário explorar outros mercados” ou “é preciso dominar o mercado nacional antes de buscar o mercado global”. O mentor e investidor, com diversas experiências internacionais no desenvolvimento de empresas, afirma que a mentalidade adotada pelasstartups pode ajudar os empresários e os executivos a se adaptarem ao novo mercado conectado. “O que podemos e devemos fazer é repensar tudo. É algo que toda empresa pode e deve tentar”, sugere Alvarenga.

Segundo ele, essa trajetória passa por três pontos: desenhar soluções para necessidades globais, com ideias ousadas que considerem um possível ganho de escala; construir um planejamento que preze pela eficiência em todos os processos, utilizando todas as vantagens proporcionadas pelas novas tecnologias; e, por fim, levantar velas e lançar a empresa no mercado global, com uma base sólida de dados e uma atuação conectada. "O que vale de verdade não é a ideia, e, sim, a execução e a equipe envolvida nela”, conclui.

Sobre a Amcham

A Câmara Americana de Comércio é uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 14 filiais em todo o país e mais de 5 mil empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial.

Sobre a HAG Consulting & Ventures

A HAG Consulting & Ventures é uma Venture Builder que promove o empreendedorismo de alto impacto de base tecnológica & social, a partir de quatro verticais: HAG.Ventures, para a construção de empresas desde o design da ideia até a fase de escala; HAG.Global, para a escala internacional; HAG.Digital, para a comunicação, branding e funil de vendas e HAG.Academy, para o desenvolvimento do capital humano – único fator singular de cada empresa. Essas verticais são destinadas a startups e empreendedores, empresas & corporates já no mercado, assim como, negócios sociais.

 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login