Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

Turismo férreo: novas perspectivas no Brasil Meridional


Turismo férreo: novas perspectivas no Brasil Meridional



O sucesso da volta do Trem da Lapa-PR. , abre uma nova perspectiva para o turismo férreo no Brasil, com reflexos imediatos, na região Sul.

O desejo de  entidades locais de diversos municípios e associações de municípios que vão do interior do estado de São Paulo até o centro do Rio Grande do Sul, aumentaram sobre maneira; como nos conta Márcio Assad, ferrovialista, pioneiro em turismo férreo no Brasil e "pai" do Trem da Lapa, o primeiro trem histórico utilizado para fins turísticos ( de longa distancia): " o número de ligações telefônicas e mensagens que me chegam, nesses dia de pós evento do trem da Lapa, oriundas de vários municípios de todo o Brasil Meridional, demonstram uma vontade reprimida de municípios e regiões em relação a poder , ter um passeio em suas localidades". 

No entanto Assad , tem explicado , que existem vários critérios e  normas a serem seguidos, além de uma análise técnica , econômica  e financeira para se iniciar  um processo de pedido de  trens eventuais  e ou comemorativos que  caracterizam-se pelo transporte não regular de passageiros, com o objetivo de agregar valor aos destinos turísticos, contribuindo para a preservação da memória ferroviária, configurando-se em atrativos culturais e produtos turísticos das cidades, auxiliando-as na diversificação da oferta.

Deve-se considerar também que o serviço de trem turístico e cultural em si não reúne as condições necessárias para transformar determinada localidade em um destino turístico. Para tal, é necessário que o município possua outros atrativos, sejam eles naturais, culturais, atividades econômicas, realizações técnicas, científicas, artísticas ou ainda eventos programados. Além disso, para que um destino turístico se consolide no mercado, é de fundamental importância que ele possua equipamentos turísticos, infraestrutura desenvolvida e ainda recursos humanos qualificados.

Outro ponto importante é o sistema de gestão do destino. Nesse caso, é recomendável que possua um Órgão Oficial de Turismo e um Conselho Municipal de Turismo, e que envolva, além de outros entes públicos, iniciativa privada e terceiro setor. A existência desses fatores é de fundamental importância para que haja fluxo turístico para dada localidade e, dessa forma, justifique a implantação de um projeto turístico e cultural de cunho ferroviário, envolvendo a implantação de um trem turístico. Somente assim este poderá ser viável ao longo de sua operação e atingir sua finalidade.

Assad , também lembra aos municípios interessados, que nossa malha ferroviária possui limitações e compartilhar a utilização turístico-cultural, com o transporte de cargas, sob concessão , depende da análise das concessionárias,  que pelas próprias normas da Agencia Nacional de Transportes Terrestres, colocam essa condição como pressuposto básico, para qualquer pretensão , neste sentido. No nosso caso diz Assad "  a concessionária RUMO Logística, tem demonstrado grande  sensibilidade  em relação aos pleitos municipalistas e em conjunto com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, operadora de trens históricos, buscam compatibilizar, quando isso é tecnicamente possível e cumpridos todos os pressupostos básicos , atender as demandas.

O trem natalino, que foi um sucesso com repercussão internacional, foi uma demonstração  inequívoca da RUMO em adotar uma postura permanente  de aproximação e atendimento   com as  comunidades e  segundo informações, a   atração para este ano será ainda melhor e abrangerá mais municípios e regiões do Brasil Meridional". Vamos aguardar e conferir!

Na foto: Márcio Assad , com a equipe da RUMO e a Governadora Cida Borghetti, prestigiando o TREM DA LAPA, modelo para o Brasil.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login