Seja bem vindo
Curitiba,18/04/2024

  • A +
  • A -

Escolas de Mafra recebem palestras sobre 'bullying'


Escolas de Mafra recebem palestras sobre 'bullying'

O setor de Atendimento Educacional Especializado- AEE vem realizando palestras nas escolas de Mafra sobre temas variados, atendendo solicitação da direção das unidades. Neste mês a Psicóloga do AEE, Talita Valério Pacheco proferiu palestras sobre “bullying”, na  EMEB Felipe Carvalho Martins e EMEF Amola Flecha.


Nas duas oportunidades ela explicou aos alunos que “bullying” tem por definição “o desejo consciente, deliberado e repentino de maltratar outra pessoa e colocá-la sob tensão”, podendo ser caracterizado como “todo tipo de comportamento agressivo, cruel, proposital e sistemático inerente as relações interpessoais”.


Explicou ainda que o comportamento agressivo pode ter como conseqüências:


—  Sintomas psicossomáticas;


—  Transtorno do pânico;


—  Fobia escolar;


—  Fobia social


—  Transtorno de ansiedade generalizada;


—   Depressão;


—  Anorexia e bulimia;


—  Transtorno obsessivo compulsivo;


—  Transtorno de estresse pós traumático. 


Como reagir


Para as vítimas de “bullying” ou testemunhas a Psicóloga aconselhou que, uma das formas de se defender é não ficar calado. “Denunciar não é delatar, é ajudar quem precisa, pois o ‘bullying’ dói e a pior coisa é pensar que a culpa é da vítima e não do agressor. Por isso é preciso falar com alguém – pais, professores  ou com quem confie e que possa interferir e deter a agressão”, declarou. E orientou ser importante procurar ajuda, pois tanto a vítima como o agressor  precisam de orientação e atendimento psicológico.


Ela falou da necessidade de serem repassados pela família e reforçados no ambiente escolar,  os valores sociais como respeito, solidariedade, amizade,  disciplina etc. “Tanto a família como a escola tem que estar atenta com relação à mudança de comportamento da criança, pois é uma forma de sinalizar que algo não vai bem e, nesse caso, é muito importante o estabelecimento do diálogo afim de compreender o que está acontecendo com a criança e orientá-la da melhor forma possível”,  concluiu.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login