Seja bem vindo
Curitiba,23/04/2024

  • A +
  • A -

Centro de Educação Infantil Ana Rank usa um cavalo para trabalhar tema sobre animais


Centro de Educação Infantil Ana Rank usa um cavalo para trabalhar tema sobre animais

“Eu e a Natureza - Interagindo com os animais” é o tema que tem sido trabalhado pelas unidades de educação infantil de Mafra.  Visa possibilitar  às  crianças perceber  as diferenças e semelhanças entre as pessoas e os animais. E pra promover o aprendizado, cada escola escolhe a melhor maneira de trabalhar o tema.


O Centro de Educação Infantil Municipal Ana Rank, que possui 127 alunos do berçário ao Jardim II  diversificou as atividades, para que as crianças pudessem ter contato com alguns animais. E trouxe um cavalo para a escola o cavalo “Baio”, disponibilizado pela  funcionária Rozilda, para as crianças brincarem e interagirem. “Sua vinda na escola chamou muito a atenção de todos os alunos, contribuindo para o êxito e sucesso das atividades”, explicou  a diretora Giselle Marissol Lisboa.  “Foi um momento mágico e significativo para todos, incluindo as professoras”, afirmou.  Na atividade foi possível observar crianças menores de um ano, como a pequena Elisa Grein, de 11 meses, passeando alegremente a cavalo.


Além disso, os alunos trouxeram fotos de seus bichos de estimação, dramatizaram, participaram de brincadeiras e teve também a participação dos pais auxiliando  na confecção de alguns animais com sucata, os quais estão  expostos na escola.


Entendimento observando o real


Conforme a diretora “falar sobre os animais para as crianças pode até parecer fácil para o professor, mas o entendimento dos alunos muitas vezes só vai se concretizar observando o real e,  com a visita do cavalo e outros animais pudemos trabalhar  no concreto todas as qualidades, onde foi visível  a emoção”.


A professora Tânia, do  maternal I confessou ter se surpreendido vendo que a maioria das crianças aceitaram  e fizeram o passeio. “Às vezes elas não tem oportunidade desse contato e eu, particularmente,  achei que iria haver  rejeição para chegar perto ou  subir em cima do cavalo”, afirmou e acrescentou: “foi muito gratificante ver a alegria estampada em seus rostos e os  olhinhos brilhando de satisfação”. 


Provocar curiosidade e interesse


Conforme explicou a diretora, para que a criança viva de fato uma experiência de aprendizagem é preciso mobilizar sua curiosidade e interesse. “É só assim que a vivência será significativa e promoverá marcas e transformações internas que poderão ser relacionadas a outras aprendizagens e utilizadas em outros contextos”, concluiu salientando que “essa é a visão de desenvolvimento infantil preconizada pela Base Nacional Comum Curricular e concretizada na Proposta Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Mafra”.


 Secretária Municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado disse ficar muito feliz com as diferentes formas encontradas pelas escolas da rede municipal para trabalharem os temas propostos. “A criatividade, iniciativa  e dedicação de nossos professores e demais profissionais, são as melhores ferramentas para chegar ao objetivo final, que é promover o conhecimento nos nossos alunos”, declarou expressando sua alegria e satisfação em poder contar com equipes empenhadas em desempenhar o seu papel da melhor maneira possível, sendo os agentes de transformação para um mundo melhor.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login