Seja bem vindo
Curitiba,23/04/2024

  • A +
  • A -

Patrulha Maria da Penha: Mulher aciona Guarda Municipal de Araucária por aplicativo e agressor é detido


Patrulha Maria da Penha: Mulher aciona Guarda Municipal de Araucária por aplicativo e agressor é detido

Nesta terça-feira (16) a Guarda Municipal de Araucária (GMA) deteve um homem por descumprir uma medida protetiva determinada pela Justiça. A mulher, que conta com acompanhamento da Patrulha Maria da Penha (um programa de atendimento para vítimas de violência doméstica), usou o aplicativo da Guarda Municipal para solicitar a equipe. De acordo com a GMA, o agressor foi localizado próximo ao local onde a mulher faz um curso e foi encaminhado para a delegacia. 


Há apenas uma semana, Araucária passou a contar com uma viatura e equipe de guardas municipais exclusivos para realizar o acompanhamento de mulheres que contam com medida protetiva, conforme decisão da Justiça. A equipe da Patrulha Maria da Penha percorrerá todos os cantos do município para amparar e dar os devidos encaminhamentos visando garantir o cumprimento da medida protetiva dessas mulheres vítimas de violência doméstica. Os casos de flagrante de violência continuam a ser atendidos (24 horas por dia) por todas as equipes da Guarda Municipal. Basta acionar uma equipe pelo telefone 153.


A equipe de guardas municipais da Patrulha Maria da Penha passou por treinamento para este trabalho e realizará o acompanhamento no período de segunda a sexta-feira. A mulher receberá a visita da equipe com o objetivo de verificar se tudo está conforme o que foi determinado pela Justiça. Caso haja descumprimento da medida judicial ou situação de agressão constatada, o agressor pode ser detido pelos guardas, como no exemplo citado.


App - O morador de Araucária agora conta com um aplicativo de celular para solicitar atendimento da Guarda Municipal. O app “153 Cidadão” (disponível para download gratuito na loja Google Play) possibilita que o cidadão solicite viatura da Guarda Municipal ou registre denúncia, entre outras ações. O usuário precisa realizar um cadastro para utilizar o aplicativo. A solicitação do morador segue direto para a Central da Guarda, que também recebe os telefonemas via 153. Com o app, é possível a equipe da GM localizar a solicitante com maior rapidez.


No caso das mulheres que contam com medida protetiva, o aplicativo pode disponibilizar um ícone “Maria da Penha” para atendimento de emergência. Basta a mulher que conta com medida protetiva se cadastrar junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública (Av. Archelau de Almeida Torres, 1181 – Iguaçu).




link do app:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cpninformatica.cconetpop




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login