Centro Universitário oferta graduação para ensino de alunos da Educação Especial

Centro Universitário oferta graduação para ensino de alunos da Educação Especial

Curso visa atender demanda crescente de alunos deste segmento

Por Assessoria 16/05/2018 - 11:47 hs

Com o crescimento de 38,6% no número de matrículas de alunos da Educação Especial, entre 2009 e 2014, na Educação Básica, é preciso, também, investir na formação de professores com conhecimentos específicos para o trato com a diversidade. Esses dados são referentes ao levantamento feito pelo Movimento Todos pela Educação para o Observatório do Plano Nacional de Educação, com base no Censo Escolar.

Visando atender a essa demanda, o Centro Universitário Internacional Uninter tem programado para o dia 23 de maio o lançamento do curso de Licenciatura em Educação Especial na modalidade a distância. 

“É importante ressaltar que, apesar do aumento da procura, existe uma precariedade muito grande da formação inicial e continuada em Educação Especial de professores que atuam nas salas comuns e em turmas de Atendimento Educacional Especializado (AEE)”, explica a coordenadora do curso, Paula Sakaguti, doutora em Educação. Ela complementa que “é urgente, para a efetivação de uma práxis pedagógica inclusiva, romper com os entraves que impedem a promoção da inclusão”.

Entre os temas do curso estão: Diversidade Cultural, Fundamentos da Educação, Desenvolvimento Psicossocial, Inclusão do Aluno com Deficiência, entre outros temas indispensáveis para a boa formação de um profissional que irá atender os alunos com diferenças evidentes de ritmos e estilos de aprendizagem.

“O curso pretende contribuir para a formação de um sistema escolar inclusivo, pois, a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da educação especial em interface com outras áreas do conhecimento permite refletir sobre aspectos relacionados às tecnologias de informação e de comunicação e ao desenvolvimento de habilidades de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação”, conta Sakaguti.

No dia de lançamento do curso de licenciatura, será disponibilizado um curso de extensão gratuito gravado ao vivo, via satélite, pela professora e que poderá ser acessado diretamente no site da Uninter.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo UNINTER é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).  Sediado em Curitiba – PR, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 200 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com 600 polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém quatro campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com