Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Gestores do Hospital Santa Cruz se formam em Lean HealthCare

Especialização tem como objetivo a melhoria contínua de processos na gestão hospitalar


Gestores do Hospital Santa Cruz se formam em Lean HealthCare

Vinte e nove gestores do Hospital Santa Cruz, em Curitiba-PR, acabam de se formar na especialização Lean Healthcare – Gestão Avançada da Área de Saúde, oferecida pela PUC-PR, recebendo a certificação Green Belt na metodologia Lean Six Sigma, que tem como objetivo atingir excelência no gerenciamento de processos. “Com o treinamento conseguimos analisar de forma mais precisa os nossos processos, identificando oportunidades de melhoria e soluções”, explica a Gerente de Qualidade do Hospital Santa Cruz, Dra. Adriana Blanco. 


Durante um ano, os gestores participaram das aulas, aplicadas in company, e foram divididos em seis grupos de trabalho, com reuniões semanais. “Escolhemos o Pronto-Atendimento como o tema do projeto central, desmembrado em seis temas específicos em cada grupo”, explica a gerente. 


Ao final da especialização, os grupos apresentaram os projetos à banca, formada pelos professores Pedro Araújo Souza, orientador dos projetos, e Carlos Rosa, além do diretor geral do Hospital Santa Cruz, Claudio Lubascher. “Esta capacitação está alinhada à meta de processos internos do planejamento estratégico do Hospital Santa Cruz. A perspectiva é a melhoria contínua, gerenciando e garantindo a segurança do paciente através de processos padronizados com foco na gestão da qualidade”, explica Lubascher. 


Os projetos apresentaram resultados positivos, já aplicados na prática no dia-a-dia do hospital, como a redução do tempo de espera na triagem, no internamento, na execução e entrega de exames, na permanência no pronto-atendimento e nos processos de faturamento. “Foram apresentadas melhorias significativas, que já podem ser percebidas pelo cliente final”, explica o orientador, Pedro Araújo Souza. “Este foi o primeiro passo. Com o conhecimento aprendido na especialização, os gestores poderão dar continuidade às melhorias dos processos”, comemora. 


Lean HealthCare


Segundo o professor de pós-graduação da Escola Politécnica da PUC-PR, Pedro Araújo Souza, a aplicação do Lean Six Sigma no setor da saúde vem crescendo. “Na saúde ele é chamado de Lean Healthcare, ou seja, a mentalidade enxuta nos hospitais”, explica. “Nos Estados Unidos, Austrália e Canadá já temos bons exemplos de hospitais praticando a metodologia e no Brasil vemos avanços surgindo”, afirma. 


A aplicação da filosofia requer envolvimento. “O paciente conhece todo o fluxo dentro do hospital, desde a sua entrada até a alta, acompanhando vários processos”, explica. “No treinamento aplicado à equipe do Hospital Santa Cruz, os gestores repassaram todas essas etapas, e perceberam as atividades que agregam e que não agregam valor para o cliente e para o hospital. Essas atividades, uma vez identificadas, podem ser eliminadas, quando possível”, explica. 


O treinamento apresenta aos gestores ferramentas estatísticas, que podem ser utilizadas para a identificação de causas e o levantamento de soluções. “O fluxo de um hospital é semelhante ao de uma empresa de manufatura, por isso a preocupação com a qualidade na performance e a redução de custos”, completa. 


Sobre o Hospital Santa Cruz 


O Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e é reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo a instituição acreditada em excelência por mais tempo no Paraná. Fundado em 1966, é considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Pronto Atendimento e Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. O Hospital Santa Cruz é referência no serviço de hotelaria hospitalar e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. Em 2017, inaugurou a Embaixada One Health, espaço exclusivo no sul do Brasil para atendimento do plano de saúde premium.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login