UNILT participa da Festa do Tropeiro em Monte Castelo

Por Márcio Assad 09/05/2018 - 10:46 hs

UNILT participa da Festa do Tropeiro em Monte Castelo
o prefeito Jean Carlo no momento da chegada da Maria Fumaça,ladeado por Márcio Assad da UNILT e o pr

Monte Castelo que é considerada a capital catarinense do tropeirismo,  comemora a oitava edição da festa do tropeiro. A cidade de oito mil habitantes, já alcançou um público próximo a cinquenta mil visitantes em edições anteriores , quase seis vezes e meia o numero de sua população. A estrutura montada para receber o evento tem a dimensão perfeita para eventos de grande porte é "Galpão Tropeiro",  característico e muito bem equipado. Antecedendo o evento principal com atrações musicais e campeiras  nos dias 12,13 e 15 de maio ( aniversário da cidade), são realizados , vários eventos como a escolha da Rainha e princesas da Festa e o recital de poesias onde o tema deste ano foi: " Monte Castelo,Tropeirismo e suas Raízes", o evento se constitui de um concurso de poesias autorais, sob coordenação da professora Nilzete que presenteou a Universidade Livre do Tropeirismo, com os primeiros  dois exemplares oficiais a fazerem parte da biblioteca da nova instituição, são livros que trazem as poesias dos participantes, que além de belos textos, realizam primorosas interpretações ao vivo para a comissão julgadora. Márcio Assad, da UNILT, se disse encantado com a formatação do evento literário e as performances, dos alunos da rede pública apresentados, além da qualidade editorial das publicações.

 
"MARIA FUMAÇA"
Este ano a festa, ganha um componente de peso , passeios com a Maria Fumaça ,  Locomotiva a vapor Mallet 204 ( ABPF SC  Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - Regional Santa Catarina, o empolgante passeio parte da estação de Monte Castelo , passando por túneis , pontes e viadutos , até a grandiosa obra de engenharia chamada viaduto do Minhocão em meio a serra do Espigão. O percurso total é de 60 quilômetros e o tempo aproximado é de 3 horas. A  venda de ingressos está sendo  feita pelo site www.ihtur.com.br e em pontos físicos, em Monte Castelo - Empório da Pati e Estação Ferroviária, em Canoinhas - Center Som e em  Três Barras - Confecções Fábio e Junior, ao valor de R$ 75,00

PARTICIPAÇÃO DA UNILT NO EVENTO
Convidada especial para o evento a UNILT- Universidade Livre do Tropeirismo, através de seu coordenador Márcio Assad, Diretor de Turismo da Lapa, destacou que são três assuntos que unem Monte Castelo à Lapa: Tropeirismo, ferrovia e São João Maria, portanto destaca Assad, que esteve com o prefeito  Jean Carlo Medeiros de Souza em dois momentos importantes no mesmo dia: o recital de poesias e a chegada na cidade da Maria Fumaça, vinda de Rio Negrinho, para realização dos passeios. Marcio Assad destaca o entusiasmo pessoal do prefeito, que tem uma visão de vanguarda, em relação acultura e turismo da cidade, que está na expectativa, do desenvolvimento de uma rede hoteleira, para que as belezas, a história e os eventos realizados, consigam reter os visitantes por mais tempo em Monte Castelo.