Semana Nacional de Luta Antimanicomial acontece de 11 a 18 de maio “Somos todos diferentes, mas com direitos iguais”

Semana Nacional de Luta Antimanicomial acontece de 11 a 18 de maio “Somos todos diferentes, mas com direitos iguais”

“Somos todos diferentes, mas com direitos iguais”. Em 18 de maio - Dia Nacional de Luta Antimanicomial – acontece caminhada de encerramento da semana de eventos

Por Assessoria 08/05/2018 - 13:25 hs

Para comemorar a importância da data, a Rede de Saúde Mental do Município de Mafra, está realizando vários eventos como palestras, debates, seminário e ações recreativas. De 18 a 27 de abril realizou o II Concurso de desenhos “Loucurante” com a participação do CAPS I Casa Azul e Atena. Já neste mês de maio acontece uma vasta programação envolvendo usuários e familiares do CAPS de Mafra e Rio Negro, comunidades terapêuticas Atena e Nova Vida, profissionais e acadêmicos da saúde, educação e assistência social. (Acompanhe a programação abaixo).

 

Luta Antimanicomial

No dia 18 de maio comemora-se o Dia do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA), um marco para o fim dos manicômios e que trouxe os CAPS como um novo modelo de atendimento. Neste dia, às 9 horas, acontece uma mobilização pela luta antimanicomial. A concentração acontecerá em frente ao Colégio Caetano em Rio Negro e em seguida será feita caminhada até a praça central de Rio Negro, onde haverá atividade aeróbica. De acordo com a Secretária de Saúde de Mafra, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, ações como estas são instrumentos importantes de inclusão social. “Como diz o slogan, ‘somos todos diferentes, mas com direitos iguais’, cada dia mais procuramos fazer com que os usuários participem ativamente da sociedade, por meio do CAPS que oferece um serviço de saúde aberto e comunitário e de referência no tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes", explicou a secretária.

 

PROGRAMAÇÃO – 11 a 18.05

 

Data

Horário

Local

Público-alvo

CAPS Mafra e Rio Negro na rádio

11.05

10 horas

Rádio São José FM

Ouvintes em geral

Filme “Colegas”

14.05

14 horas

Cine Seminário (RN)

Usuários e familiares dos CAPS, comunidades terapêuticas

III Seminário de Luta Antimanicomial – palestras e apresentaçaões

17.05

13h30

Auditório Bloco G da UnC Mafra

Profissionais e acadêmicos da saúde, educação e assistência social, usuários da rede de saúde mental e familiares

Mesa de debate “O papel de cada um de nós na Rede de saúde Mental – a reforma psiquiátrica continua”

17.05

19h30

Auditório Bloco G da UnC Mafra

Acadêmicos.

Obs.: inscrição prévia no site da UnC

Mobilização pela luta antimanicomial

18.05

9 horas

CAPS de Rio Negro

Aberto ao público

 

O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA) é um movimento social existente há 17 anos e disseminado por todos os estados do Brasil. Tem como metas o fechamento de hospícios e manicômios do país e a promoção de uma cultura de tratamento, convivência e tolerância, no seio da sociedade, para as pessoas com sofrimento emocional de qualquer tipo.