Seja bem vindo
Curitiba,23/04/2024

  • A +
  • A -

Semana Nacional de Luta Antimanicomial acontece de 11 a 18 de maio “Somos todos diferentes, mas com direitos iguais”

“Somos todos diferentes, mas com direitos iguais”. Em 18 de maio - Dia Nacional de Luta Antimanicomial – acontece caminhada de encerramento da semana de eventos

Para comemorar a importância da data, a Rede de Saúde Mental do Município de Mafra, está realizando vários eventos como palestras, debates, seminário e ações recreativas. De 18 a 27 de abril realizou o II Concurso de desenhos “Loucurante” com a participação do CAPS I Casa Azul e Atena. Já neste mês de maio acontece uma vasta programação envolvendo usuários e familiares do CAPS de Mafra e Rio Negro, comunidades terapêuticas Atena e Nova Vida, profissionais e acadêmicos da saúde, educação e assistência social. (Acompanhe a programação abaixo).


 


Luta Antimanicomial


No dia 18 de maio comemora-se o Dia do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA), um marco para o fim dos manicômios e que trouxe os CAPS como um novo modelo de atendimento. Neste dia, às 9 horas, acontece uma mobilização pela luta antimanicomial. A concentração acontecerá em frente ao Colégio Caetano em Rio Negro e em seguida será feita caminhada até a praça central de Rio Negro, onde haverá atividade aeróbica. De acordo com a Secretária de Saúde de Mafra, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, ações como estas são instrumentos importantes de inclusão social. “Como diz o slogan, ‘somos todos diferentes, mas com direitos iguais’, cada dia mais procuramos fazer com que os usuários participem ativamente da sociedade, por meio do CAPS que oferece um serviço de saúde aberto e comunitário e de referência no tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes", explicou a secretária.


 


PROGRAMAÇÃO – 11 a 18.05
















































 



Data



Horário



Local



Público-alvo



CAPS Mafra e Rio Negro na rádio



11.05



10 horas



Rádio São José FM



Ouvintes em geral



Filme “Colegas”



14.05



14 horas



Cine Seminário (RN)



Usuários e familiares dos CAPS, comunidades terapêuticas



III Seminário de Luta Antimanicomial – palestras e apresentaçaões



17.05



13h30



Auditório Bloco G da UnC Mafra



Profissionais e acadêmicos da saúde, educação e assistência social, usuários da rede de saúde mental e familiares



Mesa de debate “O papel de cada um de nós na Rede de saúde Mental – a reforma psiquiátrica continua”



17.05



19h30



Auditório Bloco G da UnC Mafra



Acadêmicos.


Obs.: inscrição prévia no site da UnC



Mobilização pela luta antimanicomial



18.05



9 horas



CAPS de Rio Negro



Aberto ao público



 


O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA) é um movimento social existente há 17 anos e disseminado por todos os estados do Brasil. Tem como metas o fechamento de hospícios e manicômios do país e a promoção de uma cultura de tratamento, convivência e tolerância, no seio da sociedade, para as pessoas com sofrimento emocional de qualquer tipo.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login