Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

Crianças aprenderam sobre trânsito enquanto brincavam na Praça

Foi o projeto “Educação para o trânsito”, da Bridgestone, que iniciou em Mafra e se repetirá em outras quatro cidades brasileiras


Crianças aprenderam sobre trânsito enquanto brincavam na Praça

Pela primeira vez no formato para criança,  a Bridgestone iniciou em Mafra e passará por outras 4 cidades brasileiras, o projeto de “Educação para o trânsito” que pretendeestimular e conscientizar crianças e jovens sobre as regras e cuidados no trânsito, mobilidade e sustentabilidade, de forma lúdica e interativa. Toda uma equipe de educadores com equipamentos voltados para crianças de 6 a 12 anos esteve nos dias 29 e 30 de abril, na Praça Ferroviário Miguel Bielecki, para brincar e ensinar para um trânsito mais humano e seguro. Na ocasião, representantes da empresa distribuíram material de apoio para as escolas da rede municipal trabalharem o tema em sala de aula, durante todo o ano letivo. 


O Gerente Industrial da Bandag, Osmar Tiburske, que acompanhou o evento em Mafra, declarou que “o trânsito tem que ser um lugar seguro para todos”, acrescentando que a educação com as crianças  é o melhor caminho. “Nós somos o trânsito e essa interação com as crianças e os pais produzem um maior efeito para um trânsito melhor”, declarou.


Responsabilidade e respeito


A Secretária de Educação, Esporte e Cultura de Mafra, Estela Maris Bergamini Machado agradeceu por Mafra estar entre as 5 cidades pilotos do projeto, salientando que essa educação para o trânsito vem ao encontro do que já tem sido trabalhado junto aos alunos das escola da rede municipal. Falou da importância da ação: “precisamos começar a trabalhar desde cedo a responsabilidade, o respeito às leis e aos cidadãos e esse projeto é de extrema importância, uma vez que ensina de forma lúdica”, afirmou lembrando o trabalho constante em desenvolvimento há algum tempo junto com a Polícia Militar de Mafra, a quem também agradeceu pelo empenho em formar motoristas mais conscientes.


O produtor do Projeto, Douglas Garcia apresentou dados sobre acidentes em Mafra, sendo 18 acidentes com morte, dos quais 12 foram de pedestres. Segundo ele, “se cada um fizer um pouquinho, vamos ter um trânsito mais seguro”.


Pais incentivam seus filhos


Muitos pais responderam de forma positiva ao convite da Bridgestone, levando seus filhos para interagirem e aprenderem com o projeto. Roseli e Edmilson Lima Braz levaram as duas filhas, Camila, de 9 anos e Helena, de 2. “A ação é muito importante pois assim eles aprendem mais, apesar de sempre estarmos ensinando”, explicou a mãe que também é professora.


Veridiana e Ocimar Moreira, pais de Matheus, de 4 anos, disseram ser muito importante começar cedo a educar para o trânsito e que o filho, embora ainda pequeno, já presta muita atenção quando está no carro. Acham que deve ser ensinado nas escolas como qualquer outra matéria. 


A Cabeleireira Joice Kleinschmidt levou o filho Lorenzo, que está prestes a completar 3 anos, para a praça.  Para ela é um incentivo, pois ele mesmo já fala no carro que é pra ir devagar. “É uma forma de orientar para o fato de que precisamos ser mais humanos no trânsito”, afirmou.


O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Mafra, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. De Mafra, o Caminhão da Bridgestone  seguirá para as cidades de Santo André,  São Pedro, Campinas e Camaçari, durante o mês de maio, num programa itinerante de 22 dias, com a meta de atingir 5 mil alunos, de 7 a 12 anos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login