Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Cerca de 4 mil pessoas prestigiaram evento do Dia do Trabalho em Araucária


Cerca de 4 mil pessoas prestigiaram evento do Dia do Trabalho em Araucária Fotos: Daniel Derevecki

Uma estimativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) aponta que cerca de 4 mil pessoas passaram pela sede da secretaria ao longo desta terça-feira (01), Dia do Trabalho. Os moradores contaram com diversos serviços gratuitos neste evento que teve a participação de diversas secretarias e parceiros. Todo o sistema de transporte coletivo da cidade (Triar) foi gratuito neste dia e uma linha especial levou moradores do Terminal Central ao local do evento.


Segundo o secretário municipal de Trabalho e Emprego, José Roberto Martins, a grande procura dos trabalhadores pelo evento já era esperada em virtude da questão do desemprego em todo o Brasil. O secretário, entretanto, lembra que no caso de Araucária e do Paraná, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram saldo positivo de contratações. “A ideia foi realizar um evento para disponibilizar o atendimento dos serviços da SMTE junto com outros serviços para a comunidade. Ocorreu tudo como era esperado”, explicou o secretário.


Programação - Um passeio ciclístico, com saída do Parque Cachoeira às 9 horas, deu início à programação do dia especial. Os cerca de 300 ciclistas pedalaram do parque à sede da SMTE/Agência do Trabalhador. No local do evento, o carpinteiro Valdevino Felix, morador do Campina da Barra, foi um dos trabalhadores que saíram com encaminhamento para a entrevista em uma empresa. Ele contou que, há uns 5 anos, trabalhava por conta e que agora conseguiu um encaminhamento para uma construtora. Valdevino disse que sempre vai à Agência do Trabalhador ver as vagas disponíveis. “Pra mim, é melhor ter carteira assinada para me aposentar. É difícil aparecer vaga para carpinteiro”, comentou, citando, na sequência, que já possui duas carteiras de trabalho preenchidas e apenas uma folha em branco na sua terceira carteira.


Intermediação - A equipe da Agência do Trabalhador de Araucária realizou 576 atendimentos de intermediação de vagas de emprego. Os trabalhadores que preenchiam os requisitos solicitados pelas empresas contratantes foram encaminhados para entrevista nas empresas. Além disso, foram realizados 31 atendimentos sobre carteira de trabalho, 14 entradas de seguro desemprego e 16 agendamentos para este seguro.


Em uma sala da SMTE ocorreram entrevistas de uma empresa que está selecionando 20 moças para trabalho em telemarketing, em Araucária. Nos guichês de atendimento, houve também encaminhamento de candidatos para entrevista com outra empresa que vai contratar 50 trabalhadores para serviço de telemarketing em Curitiba.


O evento também contou com aferição da pressão, teste de glicemia e avaliação bucal por profissionais da Saúde. Nos casos em que foram constatados a necessidade de acompanhamento, o morador saiu com o encaminhamento para ser atendido no Posto de Saúde. A Assistência Judiciária realizou 33 atendimentos; desses, cinco pessoas já assinaram procuração e deixaram documentos para ingressar com ação. Entre os casos mais recorrentes estiveram ação de divórcio e de pensão alimentícia. O Espaço do Empreendedor, a Ouvidoria e o Procon Araucária também estiveram à disposição da comunidade para esclarecimentos.


Cursos - A SMTE registrou grande procura da comunidade por cursos oferecidos e os novos que ocorrerão em breve. Foram 140 novos cadastros para cursos. Luzenira Alberta, moradora no Cachoeira, foi uma das pessoas que se inscreveram para um desses cursos. No caso dela, o interesse é pelo novo curso de “Elétrica Básica”. A moradora conta que sempre quis fazer um curso desse tipo e, desempregada, revela que gostaria de trabalhar nessa área.


A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e do Centro de Controle de Zoonoses realizou microchipagem gratuita de 38 cães e de 1 gato. Um dos cães que vivia no CCZ foi adotado. Moradores também saíram com mudas de pitanga, goiaba, cereja, guavirova e jabuticaba. As crianças se divertiram com pula-pula, camarim de pintura e algodão-doce.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login