Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Assalariados rurais se mobilizam nesta sexta-feira

Ação espera reunir cerca de 300 trabalhadores rurais em Colorado, Regional Norte da FETAEP.


Assalariados rurais se mobilizam nesta sexta-feira

Reforma trabalhista, saúde do trabalhador assalariado rural, previdência rural e negociações coletivas são alguns do temas que serão discutidos durante a mobilização que acontecerá nesta sexta-feira (dia 20), em Colorado (Região Norte). São aguardados mais de 300 trabalhadores assalariados rurais oriundos de diversas regiões do Estado (Umuarama, Paranavaí, Campo Mourão e também do Vale do Ivaí). Organizada pela FETAEP, em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR´s), a mobilização busca dar visibilidade para luta dos assalariados e evidenciar como ocorre uma negociação coletiva com a entidade patronal.


A partir das 8h as caravanas de trabalhadores serão recepcionadas com um café da manhã no Salão Paroquial da Igreja, ao lado da Igreja Matriz, em frente à Praça Dom Bosco. Às 9h30 a comissão de negociação do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Colorado já se encaminhará para a reunião com o Sindicato Rural Patronal (Rua Goiás, 451), para a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho de 2018/2019, dos assalariados do município.


Enquanto acontece a negociação com o patronal, trabalhadores permanecerão no Salão Paroquial realizando atividades formativas em grupos. Quatro grupos serão formados com o objetivo de aprofundar as discussões em torno do universo do trabalho. “Afinal, muitos trabalhadores, além da própria sociedade, desconhecem como ocorre a atuação sindical e os temas por nós trabalhados. Tal metodologia foi uma forma encontrada pela FETAEP para dar transparência à uma negociação, além de levar o tema à sociedade”, comenta o presidente da Federação, Ademir Mueller.


Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Colorado, Aparecido Callegari, as expectativas são boas para a negociação com o patronal, mesmo diante do atual cenário econômico. “É lógico que sempre queremos mais, no entanto sabemos que o momento é de luta para manter o que já conquistamos, como vale-transporte, cesta básica, anuênio e a participação nos lucros”, afirma Cido, como é conhecido no Movimento Sindical.


A FETAEP será representada pelo secretário de Formação e Organização Sindical, Cláudio Rodrigues, pelo o secretário de Assalariados, Carlos Gabiatto, que também é presidente da FETARP (Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Paraná), pelo assessor jurídico Clodoaldo Gazola e pela assessora de Formação, Paula Shirata. 


Quem são os assalariados rurais?


Assalariados e assalariadas permanentes e temporários(as) são aqueles que laboram em atividades rurais na agricultura, pecuária, extrativismo rural, silvicultura e hortifruticultura, ou ainda como operadores de máquinas e de implementos agrícolas, além de motoristas rurais – independentemente da natureza do órgão empregador. No Paraná, o número estimado de trabalhadores e trabalhadoras rurais assalariados gira em torno de 300 mil.


Você sabe o que é uma Convenão Coletiva de Trabalho?


Convenção Coletiva de Trabalho é um documento, negociado entre o Sindicato dos Trabalhadores e o Sindicato Patronal, em que constam as condições de trabalho, estipulando, inclusive, o piso salarial da categoria. Vale destacar que a Convenção só tem validade nos municípios de atuação do Sindicato que negociou. Além de negociar os pisos salariais, as Convenções podem aprovar benefícios sociais para os assalariados como, por exemplo, moradias nas terras do empregador e produtos da propriedade para consumo gratuitamente.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login