Seja bem vindo
Curitiba,28/03/2024

  • A +
  • A -

Cenário Político para as eleições de 2018 é debatido por William Waack em evento de Lide Paraná

Jantar-debate contou também com a presença do governador, Beto Richa, e do prefeito, Rafael Greca


Cenário Político para as eleições de 2018 é debatido por William Waack em evento de Lide Paraná

O LIDE Paraná realizou, na última quarta-feira (21), um jantar-debate com o jornalista e analista político William Waack. Durante o evento, Waack apontou as circunstâncias fundamentais que envolvem as eleições deste ano. Participaram do jantar dezenas de diretores e líderes empresariais das principais empresas do estado, além do governador do Paraná, Beto Richa, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.


Segundo William Waack, o Brasil se encontra em uma crise grave e sem precedentes, tanto na abrangência, como na profundidade. “A crise, atualmente, é caracterizada muito mais por uma questão estrutural. Ela não é simplesmente o resultado da corrupção de ontem, nem de anteontem, ou de políticas desastradas – mesmo que não tenham sido corruptas”. Para o jornalista, uma das dificuldades que algumas democracias do mundo têm enfrentado, como o Brasil, Itália, Portugal, Espanha, Alemanha e, mais recentemente, os Estados Unidos, é a crise de representatividade.


“E essa é uma encruzilhada em que estamos agora: nós odiamos política, nós desprezamos os políticos, nós temos nojo da maneira como política é conduzida. Porém, é da política que dependem todas as respostas importantes para a nossa sociedade, sem exceção”, afirma. Essa encruzilhada leva os brasileiros para as eleições de 2018, segundo Waack, de uma forma peculiar, pois resulta de uma grave crise – que representa a quebra de um consenso; que depende de um funcionamento político que foi arrasado; e há uma indignação popular, que depende desse funcionamento político.


“Nós vamos para uma eleição aberta e imprevisível e isso é perigoso. Pois de um lado temos ânsia de mudanças e coexistindo com esse desejo está uma situação que não permite que essas mudanças ocorram na amplitude desejada. E tudo isso está difuso por falta de liderança. Portanto, teremos uma eleição decisiva, sem saber exatamente o que ela vai decidir”, afirma o jornalista.


Durante o evento, o presidente do LIDE Paraná, Fabrício de Macedo, anunciou o lançamento do LIDE Futuro, um braço da organização que trata sobre sucessão em grandes empresas e de novos empreendedores, e aproveitou a ocasião para nomear o presidente do LIDE Futuro, Gustavo Tacla, que também recebeu o troféu revelação, reconhecendo sua habilidade e influência entre os jovens empreendedores. O LIDE Futuro será lançado oficialmente em abril, no Hard Rock Café, em Curitiba.


O jantar-debate teve, além da palestra de Waack, momentos importantes de networking entre os presentes e, representando os filiados da entidade, também compuseram a mesa diretiva o presidente do Grupo Positivo, Hélio Rotemberg, e o presidente do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli. "Este ano abrimos o calendário com uma pauta que influencia nossos negócios, as eleições, e vamos trazer personalidades influentes para debater assuntos de interesse da nossa classe empresarial, temas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento de negócios. Nosso próximo encontro será em maio", destacou o presidente do Lide Paraná que, em 2018, promete um calendário ainda mais robusto.


Sobre William Waack


William Waack é formado em Jornalismo e em Ciências Políticas e, ao longo de sua carreira, aperfeiçoou o olhar aprofundado sobre os acontecimentos nacionais e internacionais. Depois de longa carreira na imprensa escrita, iniciou na TV Cultura em 1988; e, em 1996, na Rede Globo. Foi enviado especial a mais de 50 países. Suas experiências lhe renderam dois prêmios Esso com livros-reportagem sobre a Guerra do Golfo e sobre documentos sigilosos da Intentona Comunista de 1935. É autor de dois livros: “As duas faces da Glória” e “Camaradas: nos arquivos de Moscou”.


 


Um pouco sobre o LIDE


O Lide – Grupo de Líderes Empresariais é, atualmente, presidido por Luiz Fernando Furlan (chairman do LIDE e presidente do LIDE Internacional) e por Roberto Giannetti da Fonseca (vice-chairman). O grupo conta com mais de 1.700 empresas filiadas. Tem matriz em São Paulo e unidades em diferentes estados brasileiros, além do Paraná. O grupo também está presente internacionalmente, em quatro continentes, nos seguintes países: Alemanha, Angola, Argentina, Chile, China, Estados Unidos, Itália, Marrocos, Moçambique, Portugal, Uruguai e Oriente Médio.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login