Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Soluções para cidades sensíveis marcam início do Smart City Expo Curitiba 2018

Palestra com pesquisador italiano do MIT abriu a plenária principal do congresso de cidades inteligentes na Expo Renault Barigui. Evento com especialistas mundiais vai até esta quinta (1°)


Soluções para cidades sensíveis marcam início do Smart City Expo Curitiba 2018

nvestir em projetos e políticas públicas que fomentem a mobilidade, o compartilhamento de espaços de trabalho e criem novas concepções de shoppings, mercados e espaços comerciais. O resultado se converte em experiências urbanas que solucionam as necessidades dos cidadãos das metrópoles mundiais, cada vez mais conectadas e compartilhadas.
 
Essas são algumas das soluções para cidades sensíveis apresentadas pelo pesquisador italiano Carlo Ratti, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), na palestra de abertura do Smart City Expo Curitiba 2018, na manhã desta quarta (28).
 
Com paineis e espaço de exposição que ocupam toda a Expo Renault Barigui e devem mobilizar cinco mil pessoas até o fim da tarde de quinta (1°), o evento reúne pela primeira vez no Brasil especialistas mundiais em soluções para cidades inteligentes.
 
O pesquisador italiano citou ainda a otimização da mobilidade e do uso de espaços de trabalho, via aplicativos de transporte como Uber Pool e espaços de coworking, como uma realidade de sucesso usadas pela maioria da população de cidades como São Francisco e Nova York, nos EUA, e a cidade-estado de Singapura, no sudeste asiático. “A interação humana proporcionada pelas feiras e áreas comerciais, o uso de áreas verdes em prédios corporativos e a flexibilidade dos novos usos dos espaços públicos geram as experiências urbanas que definem as cidades inteligentes”, define Ratti.


Cerimônia de abertura
 
Após a apresentação de Carlo Ratti, a cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e organizadores do evento. Roberto Marcelino, representando o iCities, fez a fala inicial, agradecendo as parcerias e apoios para a realização da primeira edição do congresso de smart cities no país, cujas ideia e planejamento tiveram início em Barcelona, em 2014. Marcelino destacou ainda a criação do Centro de Inovação de Curitiba, iniciativa do iCities para estimular o ambiente criativo da cidade por meio de living labs.
Na sequência, o presidente da FIRA Barcelona Internacional, Ricard Zapatero, enfatizou a importância da edição do Smart City Expo para Curitiba, que passa a fazer parte de um seleto grupo de cidades mundiais que se debruçam em criar e pôr em prática soluções inteligentes de urbanismo para melhorar a vida dos cidadãos. O espanhol lembrou também que a trajetória de Curitiba para tal feito vem desde o histórico projeto de planejamento urbano iniciado na década de 1970 pelo urbanista Jaime Lerner, então prefeito da capital.
 
Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette enalteceu o pioneirismo de Curitiba como primeira cidade brasileira a ser reconhecida como Smart City, adaptando uma frase do ex-presidente Juscelino Kubitschek de que “aqueles que abrem caminhos novos correm o risco de receber picadas de cobras, mas que em seu traçado as borboletas alçarão voo”.
 
A cerimônia de abertura foi encerrada com a fala do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que sucedeu o jovem aluno Fernando Henrique Cardoso, da Escola Municipal Herley Mehl, embaixador do futuro que representou os estudantes curitibanos. Greca rememorou a tradição de Curitiba no pioneirismo tanto na educação – cidade da primeira universidade do Brasil, em 1912 – quanto na inovação, com o projeto Fde bibliotecas Farol do Saber – em atividade há 25 anos.
 
O prefeito ressaltou que receber o Smart City Expo é mais do que replicar no Paraná o exemplo de Barcelona: é uma aposta na cultura da inovação como fomento de uma nova economia criativa, geradora de oportunidades de desenvolvimento social. “Inovação vira cultura. Essa é a lição das cidades inteligentes: o que não se compartilha, se perde”, finalizou Greca.

 
SERVIÇO
 
Smart City Expo Curitiba 2018
Data: 28 de fevereiro e 1º de março de 2018
Local: Expo Renault Barigui – Curitiba (PR)
Horário: Das 9h30 às 18h
Telefone para contato: (41) 3019-1025
Informações e inscrições: www.smartcityexpocuritiba.com
Valor do ingresso: 
R$ 1500 (durante os dias 28 de fevereiro e 1º de março).
A entrada na exposição é gratuita, mediante cadastro prévio no site
Onde baixar o aplicativo:
Google Play: https://goo.gl/bQneiS
Apple Store: https://goo.gl/htJysq 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login